• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
Educação (50002015005P0)
SOCIOECONOMIA SOLIDÁRIA: A RESSIGNIFICAÇÃO DO CORPO FEMININO NO PROCESSO EDUCATIVO DE PRODUZIR E REPRODUZIR A VIDA EM COLETIVIDADE
ALINE PEREIRA DUTTON
DISSERTAÇÃO
20/02/2015

Vivenciamos uma crise global sem precedentes nas dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais e éticas. Essa crise resulta da capacidade de resiliência do sistema hegemônico em reconfigurar formas de exploração instituídas pelas múltiplas facetas do capitalismo. Desde os fins do século XIX a sociedade hegemônica submete o homem e a natureza às relações sociais e de trabalho de desigualdade social caracterizada pela exploração, opressão e alienação, empobrecendo o modo de produzir e reproduzir a vida dos trabalhadores e trabalhadoras. Com esse modo de produção estruturado na propriedade privada dos meios de produção de bens que estimula o consumismo regido pela égide capitalista em sua materialidade desvaloriza e desrespeita o corpo do trabalhador, fragmentando-o em sua subjetividade. Nessa trama, emergem um conjunto de alternativas e práticas denominadas em seu conjunto de Socioeconomia Solidária. Centrada na organização coletiva, solidária e autogestionária essa iniciativa traz um novo olhar para a geração de trabalho e renda que carrega a possibilidade de ressignificação do corpo. Esse contexto justifica o objetivo desta pesquisa, de compreender a ressignificação do corpo feminino em processo de educação a partir da produção da vida coletiva em uma experiência de organização do trabalho associado através da Socioeconomia Solidária no município de Cáceres-MT. Para a compreensão desse fenômeno, buscamos as bases teóricas em autores como: Karl Marx, Singer, Arruda, Brandão, Soares, Medina, entre outros. A pesquisa se sustentou pela abordagem de pesquisa qualitativa, embasada na técnica da Pesquisa Participante por entender que este método de investigação possibilita o compromisso social do pesquisador com grupo pesquisado e no seu contexto. As protagonistas, sujeitos da pesquisa são as mulheres que compõem o Grupo de Mulheres do Empa, um bairro periférico do município de Cáceres-MT. Os principais instrumentos utilizados foram os estudos bibliográficos, observação participante, questionário socioeconômico, entrevista semiestruturada e Rodas de Conversa. Os resultados preliminares demonstraram que o Grupo de Mulheres do Empa, caracteriza-se como um grupo informal que se encontra em processo de organização para o trabalho associado. Nessa trama de contradições e enfrentamentos contra hegemônicos à subserviência do capital, o corpo feminino em debate por meio do diálogo nas relações e práticas sociais cotidianas, acredita que a Socioeconomia Solidária é uma alternativa para que as mulheres através da autogestão e do trabalho associado possam garantir o próprio trabalho e gerar a própria renda, em uma via que as permitam, no seu contexto, gestar a harmonia da vida. Observamos que essas mulheres trazem consigo na subjetividade do corpo feminino a concepção ontológica da mulher responsável pela organização da casa, dos afazeres domésticos, da dedicação aos filhos e ao esposo e também ao trabalho. Evidenciamos que o Grupo de Mulheres do Empa apresenta relações sociais dialógicas permeadas por princípios solidários e coletivos no modo de produzir a vida. Percebemos que esse corpo feminino em processo de educação, encontra-se mais autônomo e participativo, numa dinâmica de ressignificação em busca de emancipação social. Mas, ainda há um longo caminho apercorrer. Essa ressignificação do corpo passa por construir contra hegemonia e descontruir valores hegemônicos internalizados, e nesse processo a Educação Popular é fundamental para a ressignificação do corpo feminino, para que se fortaleça e se materialize a perspectiva da Socioeconomia Solidária embasada no trabalho associado pelo viés da autogestão.

Socioeconomia Solidária, Processo Educativo, Corpo Feminino, Autogestão
We are experiencing some unprecedented global crisis on economic, social, political, cultural and ethical dimensions. These crisis results from the resilience of the hegemonic system configure forms of exploitation imposed by the multiple facets of capitalism. Since the late nineteenth century, the hegemonic society submits the man and the nature of social relations and social inequality of labor characterized by exploitation, oppression and alienation, impoverishing the way to produce and reproduce the workers lives. With structured methods on private ownership of the means of goods, production that encourages consumerism governed by capitalist auspices in its materiality devalues and disrespects the worker's body, breaking it in their subjectivity. This plot, emerge a set of so-called alternatives and practices in their set of Socio Economic Solidarity. Focused on collective solidarity and self-managed organization that initiative brings a new look to the generation of employment and income that carries the possibility of reframing of the body. This context explains the purpose of this study, to understand the process of education in the female body reframing from the production of collective life in a work organization experience associated in Socio Economic Solidarity in the city of Cáceres-MT. To understand this phenomenon, we seek the theoretical bases on authors such as Karl Marx, Singer, Arruda, Brandão, Soares, Medina, among others. The research was supported by qualitative research approach, based on the Participant search technique understanding that this research method enables the social commitment of the researcher to research group and in context. The protagonists, the research subjects are women who make up the Women's Group Empa, an outlying neighborhood of the city of Cáceres-MT. The main instruments used were the bibliographical studies, participant observation, socioeconomic questionnaire, semi-structured interviews and Culture Circles. Preliminary results have shown that women Empa group is characterized as an informal group that is in the process of organization for the associated job. In this web of contradictions and confrontations against the hegemonic capital of subservience, the female body in debate through dialogue in relationships and daily social practices, believes the Socio Economic Solidarity is an alternative for women through self-anagement and associated work to ensure their work and generate their own income in a way the permit, in context, gestate the harmony of life. We observed that these women bring with them the subjectivity of the female body the ontological conception of woman responsible for organizing the home, domestic chores, dedication to the children and the husband and also to work. We show that the Women's Group Empa has dialogical social relationships permeated by solidarity and collective principles in order to produce life. We realize that this female body in education process, is more autonomous and participatory, a dynamic redefinition of looking for social emancipation. But there is a long way to go. This reframing of the body is to build against hegemony and deconstruct hegemonic values internalized, and in the process the Popular Education is fundamental to the redefinition of the female body, in order to strengthen and materialize the perspective of Socioeconomic Solidarity grounded in work associated to the self-management.
Socio-Economic Partnership, Educational Process, Female Body, Self-management
1
142
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
O trabalho possui divulgação autorizada
ALINE PEREIRA DUTTON.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Curso de Formação Agroecológica e Cidadã para fortalecer a Inclusão Produtiva da Juventude Rural, com carga horária total de 300 horas-aula, para 300 Jovens do meio rural.

Banca Examinadora

SANDRO BENEDITO SGUAREZI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SONIA MARISE SALLES CARVALHO Participante Externo
ILMA FERREIRA MACHADO Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.2
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer