Trata dos processos de formação e trabalho vivenciados por diferentes gerações de
professoras de escolas de classes multisseriadas do campo do município de Santa
Teresa, Estado do Espírito Santo. Busca conhecer as orientações coletivas de
professoras de diferentes gerações, ampliando as possibilidades de análise e
compreensão dos processos de ingresso na carreira, formação e trabalho em tais
escolas no município em questão. Utiliza como referencial teórico o conceito de
gerações elaborado por Karl Mannheim (1993). Participaram da pesquisa 11 (onze)
professoras de um universo de 13 (treze), sendo: a) Grupo 01 – formado por 06
(seis) professoras nascidas na década de 1960 (mil, novecentos e sessenta) e com,
no mínimo, 20 (vinte) anos de atuação em escolas de classes multisseriadas,
autodenominado Grupo “Batalhadoras do Campo”; b) Grupo 02 – formado por 05
(cinco) professoras nascidas a partir da segunda metade da década de 1970 (mil,
novecentos e setenta) e na década de 1980 (mil, novecentos e oitenta) e que
possuem, no máximo, 10 (dez) anos de atuação em escolas de classes
multisseriadas, autodenominado Grupo “Flores do Campo”. Procura explicitar no
estudo em questão, a partir da análise dos dados produzidos por meio dos
instrumentos entrevistas narrativas biográficas (SCHÜTZE, 2011, 2014), formulários
e grupos de discussão (WELLER, 2006; 2011), quais as orientações coletivas das
professoras que trabalham nas escolas de classes multisseriadas de Santa Teresa.
Para tanto, utiliza o Método Documentário, inicialmente elaborado por Karl
Mannheim e reelaborado por Ralf Bohnsack (WELLER, 2005), como método de
análise das passagens e narrativas apresentadas pelas informantes, que emprega
as seguintes etapas: a) interpretação formulada; b) interpretação refletida; c) análise
comparativa, chegando a d) construção de tipos e a análise multidimensional. Em
relação aos Grupos de Discussão dos grupos “Batalhadoras do Campo” e “Flores do
Campo”, foram analisadas as passagens a) formação inicial; b) profissão professora
(ingresso e experiências iniciais na carreira); c) percepções sobre a escola de classe
multisseriada; d) a docência; e e) gerações de professoras de escolas de classes
multisseriadas. Por sua vez, quanto às entrevistas narrativas biográficas utilizadas
neste trabalho, foram consideradas as passagens: a) apresentação; b) profissão; c)
formação profissional; d) a docência na escola de classes multisseriadas; e e)
propostas para a escola do campo. Identifica nas informantes do grupo
“Batalhadoras do Campo” uma orientação comunitária, que apresenta os seguintes
componentes: a) percepção do professor e de seu trabalho como uma vocação, em
um processo que chamamos de “mistificação da escolha”; b) um forte senso de
dever (com o outro), que, nos casos em questão, são as gestoras que as
convidaram para trabalhar, as comunidades, os pais e os(as) alunos(as), motivandoas
a assumirem o papel de agentes de transformação social; c) abnegação, por
meio da dedicação ao trabalho e; d) abertura para a busca e a oferta de ajuda na
superação dos problemas encontrados. Por sua vez, a orientação burocráticolegalista
foi identificada nas informantes do Grupo “Flores do Campo” e apresenta os
seguintes componentes: a) diversificação da formação (inicial e continuada), como
forma de ampliar as oportunidades de trabalho e manter a competitividade nos
processos de seleção; b) construção de um repertório de práticas pedagógicas
baseadas no “como fazer”; c) intensificação das exigências por rendimentos,
especialmente dos(as) alunos(as); e d) ampliação das demandas sobre a professora
e seu trabalho. Conclui ressaltando que as visões de mundo das informantes em
questão têm uma grande vinculação com o contexto temporal da profissão,
articulado ao contexto local e cultural do município onde viveram(vivem) durante sua
juventude, sua formação e vida profissional. Afirma ainda que o debate sobre
gerações, ao possibilitar a reconstrução das trajetórias sociais das professoras das
gerações anteriores, contribui para analisar e compreender as ações coletivas
empreendidas pelas novas gerações, bem como os desafios que as mesmas
enfrentam. Assim, pensar os processos de identificação e de socialização de
professoras de escolas de classes multisseriadas do campo a partir das posições e,
mais especificamente, a partir das conexões geracionais das mesmas propicia
analisar as tendências à mudança, bem como as tendências às permanências
vividas por tais professoras e pela profissão docente, seja no município de Santa
Teresa, bem como no contexto mais amplo da sociedade brasileira.