A geração de Resíduos Sólidos (RS) representa um sério problema a ser enfrentado pelo poder público e sociedade civil, uma vez que os impactos causados ao meio ambiente repercutem na saúde pública. O manejo inadequado de resíduos sólidos de qualquer origem gera desperdícios, constitui ameaça constante à saúde pública e agrava a degradação ambiental. As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) consistem em um serviço organizado, compreendendo uma sequência e sucessão de atos destinados a fornecer refeições balanceadas dentro dos padrões dietéticos e higiênicos. Nas UAN, ocorre geração de RS com diferentes composições físicas, devendo haver por parte dos nutricionistas e/ou administradores dessas unidades, adoção de medidas mitigadoras para minimizar a sua geração. Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de quantificar e destinar os resíduos sólidos produzidos nas UAN das escolas municipais da cidade de Veríssimo-MG, a fim de promover a redução residual, auxiliando a preservação do meio ambiente. No período de Março de 2013 a Março de 2014, aconteceram treinamentos específicos com todos funcionários das UAN das escolas integrantes desta pesquisa sobre geração de resíduos e aproveitamento integral de alimentos, ministrados pela pesquisadora, formada em Nutrição. A geração de resíduos foi mensurada antes e após as intervenções. Com intuito de sensibilizar os alunos quanto à questão do desperdício, foram realizadas ações educativas como a utilização de gincanas, construção de uma horta e a produção de sabão. Neste estudo observou-se que as UAN apresentaram dois fatores de desperdício preponderantes; o índice de parte comestível (IPC); e os restos. Em média foram produzidos 0,019kg ± 0,015 de resíduos orgânicos/pessoa/dia na área de Produção – Orgânico no período matutino e 0,020kg ± 0,008, no vespertino, caracterizando esta área da Escola Municipal Maria Natália como a maior fonte geradora de resíduos. No Centro Educacional Algodão Doce, a maior fonte geradora foi a área de Distribuição – Comida, com 0,055kg ± 0,023 e 0,025kg ± 0,01 em seus respectivos períodos, sendo a segunda maior fonte geradora a área Produção – Orgânico, com 0,048kg ± 0,034 e 0,015kg ± 0,018. Por meio das ações educativas realizadas neste trabalho, obteve-se redução significativa na geração de resíduos. O questionário aplicado à comunidade escolar mostrou interesse pelo conhecimento sobre coleta seletiva e por ações de preservação ambiental. Os resíduos orgânicos produzidos em menor escala após as intervenções fizeram parte do processo de compostagem. Os compostos produzidos foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho, análise elementar, teor de cinzas e umidade, presença de metais. Após as caracterizações observou-se que o processo de compostagem precisa ser aperfeiçoado uma vez que gerou composto imaturo, principalmente pela relação C:N abaixo de 15 e altos teores de umidade. A implantação do PGRS proporcionou uma redução significativa na geração de resíduos, mostrando a necessidade e importância de ações educativas conjuntas ao programa, bem como a integração com as rotinas operacionais das UAN, visando a redução, a reutilização e a reciclagem dos mesmos.