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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS (PGRS) EM UNIDADES DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE VERÍSSIMO-MG
ANA PAULA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
13/02/2015

A geração de Resíduos Sólidos (RS) representa um sério problema a ser enfrentado pelo poder público e sociedade civil, uma vez que os impactos causados ao meio ambiente repercutem na saúde pública. O manejo inadequado de resíduos sólidos de qualquer origem gera desperdícios, constitui ameaça constante à saúde pública e agrava a degradação ambiental. As Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) consistem em um serviço organizado, compreendendo uma sequência e sucessão de atos destinados a fornecer refeições balanceadas dentro dos padrões dietéticos e higiênicos. Nas UAN, ocorre geração de RS com diferentes composições físicas, devendo haver por parte dos nutricionistas e/ou administradores dessas unidades, adoção de medidas mitigadoras para minimizar a sua geração. Esta pesquisa foi conduzida com o objetivo de quantificar e destinar os resíduos sólidos produzidos nas UAN das escolas municipais da cidade de Veríssimo-MG, a fim de promover a redução residual, auxiliando a preservação do meio ambiente. No período de Março de 2013 a Março de 2014, aconteceram treinamentos específicos com todos funcionários das UAN das escolas integrantes desta pesquisa sobre geração de resíduos e aproveitamento integral de alimentos, ministrados pela pesquisadora, formada em Nutrição. A geração de resíduos foi mensurada antes e após as intervenções. Com intuito de sensibilizar os alunos quanto à questão do desperdício, foram realizadas ações educativas como a utilização de gincanas, construção de uma horta e a produção de sabão. Neste estudo observou-se que as UAN apresentaram dois fatores de desperdício preponderantes; o índice de parte comestível (IPC); e os restos. Em média foram produzidos 0,019kg ± 0,015 de resíduos orgânicos/pessoa/dia na área de Produção – Orgânico no período matutino e 0,020kg ± 0,008, no vespertino, caracterizando esta área da Escola Municipal Maria Natália como a maior fonte geradora de resíduos. No Centro Educacional Algodão Doce, a maior fonte geradora foi a área de Distribuição – Comida, com 0,055kg ± 0,023 e 0,025kg ± 0,01 em seus respectivos períodos, sendo a segunda maior fonte geradora a área Produção – Orgânico, com 0,048kg ± 0,034 e 0,015kg ± 0,018. Por meio das ações educativas realizadas neste trabalho, obteve-se redução significativa na geração de resíduos. O questionário aplicado à comunidade escolar mostrou interesse pelo conhecimento sobre coleta seletiva e por ações de preservação ambiental. Os resíduos orgânicos produzidos em menor escala após as intervenções fizeram parte do processo de compostagem. Os compostos produzidos foram caracterizados por espectroscopia de infravermelho, análise elementar, teor de cinzas e umidade, presença de metais. Após as caracterizações observou-se que o processo de compostagem precisa ser aperfeiçoado uma vez que gerou composto imaturo, principalmente pela relação C:N abaixo de 15 e altos teores de umidade. A implantação do PGRS proporcionou uma redução significativa na geração de resíduos, mostrando a necessidade e importância de ações educativas conjuntas ao programa, bem como a integração com as rotinas operacionais das UAN, visando a redução, a reutilização e a reciclagem dos mesmos.

Resíduos Sólidos, Gestão de Resíduos, Unidades de Alimentação e Nutrição, Compostagem, Meio-Ambiente
The generation of Solid Waste (RS) is a serious problem to be faced by the government and civil society, since the impacts to the environment of public health importance. Improper handling of solid waste from any source generates waste, is constant threat to public health and aggravates environmental degradation. The Food and Nutrition Units (UAN) consist of an organized service, comprising a sequence and succession of acts intended to provide balanced meals within the dietary and hygienic standards. In UAN, occurs generation of RS with different physical compositions and should be by nutritionists and / or managers of these units, adoption of mitigation measures to minimize their generation. This research was conducted in order to quantify and allocate the solid waste produced in UAN municipal schools in Verissimo-MG in order to promote waste reduction, helping to preserve the environment. In the period from March 2013 to March 2014, there were specific training to all employees of UAN members of the schools of this research on waste generation and full use of food. The generation of waste was measured before and after intervention. Aiming to raise students' awareness on the issue of waste, educational activities were carried out as the use of competitions, construction of a garden and the production of soap. In this study, we observed that HFS showed two predominant wasters; the inedible parts index (CPI) and the remains. On average were produced 0,019kg ± 0,015 of organic waste / person / day in the Production area - Organic in the morning and 0,020kg ± 0,008, in the evening, featuring the area of the Municipal School Maria Natalia as the largest source of waste. In Education Center Cotton Candy, the major source was the Distribution area - food, with 0,055kg ± 0,023 and 0,01 ± 0,025kg in the respective periods, the second major source the production area - organic, with 0,048kg ± 0,034 and 0,018 ± 0,015kg. Through educational activities in this work, we obtained significant reduction in waste generation. The questionnaire to the school community showed interest in knowledge about selective collection and environmental preservation actions. Organic waste produced on a smaller scale after the interventions were part of the composting process. The compounds produced were characterized by infrared spectroscopy, elemental analysis, ash content and moisture, presence of metals. After the characterization, it was observed that the composting process needs to be improved since it generated immature compound, especially the C: N ratio below 15 and high moisture content. The implementation of the SWMP provided a significant reduction in waste generation, showing the need and importance of joint educational activities to the program, as well as integration with operational routines of UAN, aiming at the reduction, reuse and recycling.
Solid Waste, Waste Management, Food and Nutrition Unit, Composting, Environment.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
12 - Ana Paula da Silva.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
SEGURANÇA ALIMENTAR E MEIO AMBIENTE
CONTAMINANTES DA CADEIA ALIMENTAR E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS E EFLUENTES

Banca Examinadora

SERGIO MARCOS SANCHES
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
PAULO CEZAR BASTIANELLO CAMPAGNOL Docente - PERMANENTE
JUVENAL CAETANO DE BARCELOS Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - Programa de Apoio à Pós-Graduação 24

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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