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UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
ARQUITETURA (31001017088P2)
Educação Presencial
Arquitetura do espaço coletivo na metrópole paulista: as estações de metrô da linha 1 - azul.
LUISA AUGUSTA GABRIELA TEIXEIRA GONCALVES
DISSERTAÇÃO
03/12/2015

Este trabalho trata da arquitetura de espaços de uso coletivo no contexto da metrópole de São Paulo. Analisa como estudos de caso as estações da linha 1 do metrô de São Paulo, projetadas pelo arquiteto Marcello Fragelli e sua equipe. O metrô, como infraestrutura de circulação de grande importância para a cidade, articula as escalas da rede de transporte, do sistema de circulação de massas e da estação como ponte de acesso do transporte à rua. Os projetos estudados oferecem um tipo resposta particular e pertinente à cidade, ao convergir o uso dos materiais, iluminação e escala na arquitetura em sua condição de prática pública, de interesse do coletivo. A linha 1-azul foi, de forma pioneira na década 1970, a primeira linha de metrô inaugurada no Brasil, e por ela passam hoje milhares de pessoas diariamente. O projeto de Fragelli equilibra esse espaço cotidiano com a arquitetura sensível ao seu contexto metropolitano. Foram destacadas as estações Luz, Jabaquara, São Bento e Liberdade, que sintetizam as operações projetuais adotadas no conjunto das estações. Essas operações são analisadas mais atentamente em relação à construção e à paisagem. Este estudo procura mostrar que a estação que conecta o sistema de infraestrutura à cidade pode ir além de sua condição de canal, construindo uma integração à cidade e ao seu espaço público.

1. Espaço coletivo; 2. Estações de metrô de São Paulo; 3. Metrópole; 4. Marcello Fragelli.
This research develops an analysis on the architecture of spaces for collective uses, within the context of the metropolis of São Paulo. It takes as case studies the subway stations of the first line, designed by the architect Marcello Fragelli and his team. The subway, as a mobility infrastructure of great importance to the city, articulates the scales of the mobility net, the mass transportation system, and the station as a bridge to the vehicle to the street. The projects that are analyzed offer a particular and pertinent type of answer to the city, by converging the use of materials, lightning and scale in architecture as a public practice, in the interest of the collective use. The line 1-blue was pioneer in the 1970's, the first line built in Brazil, and take thousands of people daily. Fragelli's design balances the quotidian space with an architecture sensitive to it's metropolitan context. The stations of Luz, Jabaquara, São Bento and Liberdade are analyzed separately, for it's synthesis of the main design strategies applied to the group of stations. Those strategies are analyzed in respect to the building system and the landscape. This research intends to show that the station that connects the infrastructure system to the city can stand beyond it's bridge condition, conforming an integration to the city and it's public space.
1. Collective space; 2. São Paulo subway stations; 3.Metropolis; 4.Marcello Fragelli.
01
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação de Mestrado Luísa Gonçalves.pdf

Contexto

PATRIMÔNIO, TEORIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA
TEORIA E ENSINO DE ARQUITETURA
RECONHECENDO A ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

Banca Examinadora

GUILHERME CARLOS LASSANCE DOS SANTOS ABREU
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
JOSE BARKI Participante Externo
LAIS BRONSTEIN PASSARO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 23

Vínculo

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Sim
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