• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
EDUCAÇÃO (40003019007P0)
Educação Presencial
APLICAÇÃO DA REVISÃO SISTEMÁTICA NAS PESQUISAS SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA DISCUSSÃO METODOLÓGICA
SANDRA HELENA SCHIAVON
DISSERTAÇÃO
30/06/2015

A presente pesquisa fundamenta-se na análise das possibilidades do processo metodológico utilizado pelas pesquisas do tipo estado da arte e pela revisão sistemática que podem contribuir nas pesquisas realizadas no campo de formação de professores. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória a qual foi fundamentada em Cervo (2007) e Andrade (2009), as pesquisas do tipo estado da arte tiveram respaldo em: Romanowski; Ferreira (2002); Teixeira (2006) e Picheth (2007) e a revisão sistemática em: Thomas; Sampaio (2007); Berwanger (2007) e The Campbell Collaboration (2013) e a Técnica do Grupo Focal foi fundamentada em Gatti (2012). Para a coleta de dados utilizou-se o Banco de Teses da CAPES, no período de 2011 a 2014 e a BDTD – Biblioteca Digital de Teses e Dissertações no período de 1960 a 2014. Foram analisados doze trabalhos, sendo oito dissertações que utilizaram como metodologia as pesquisas do tipo estado da arte, duas teses que utilizaram como metodologia as pesquisas do tipo estado da arte e duas dissertações que utilizaram como metodologia a revisão sistemática. Entre os estudos analisados, verificou-se que apenas três deles seguiram todas as etapas e as descreveram na metodologia, as pesquisas qualitativas foram as mais utilizadas. Verificou-se que a metodologia da revisão sistemática é pouco utilizada pelos pesquisadores brasileiros na área da educação. A pesquisa do tipo estado da arte apresenta um problema a partir do qual é desenvolvida, enquanto que a revisão sistemática é norteada por uma pergunta específica; as fontes de pesquisa nas duas metodologias são selecionadas, considerando a área a ser pesquisada, o mapeamento aparece como parte marcante nas pesquisas do tipo estado da arte enquanto que na revisão sistemática prevalece interpretação e síntese. O protocolo criado para nortear a revisão sistemática foi elaborado em forma de fluxograma com todas as etapas que devem ser seguidas e suas respectivas orientações. Esse protocolo foi validado por meio da técnica do grupo focal cujos participantes que relataram a importância desse instrumento no direcionamento de uma revisão sistemática.

Revisão sistemática. Pesquisa do Tipo Estado da Arte. Pesquisa educacional. Professores – Formação.
This research is based on the analysis of the possibilities of methodological processes used by the research the state of the art research and the systematic review and their contributions on teacher training. It proposes the use of an elaborate protocol to guide a systematic review in education. The methodology used was the exploratory research, which was based on Hart (2007), and Andrade (2009), the state of the art research was sustained by: Romanowski; Ferreira (2002); Teixeira (2006) and Picheth (2007), the systematic review: Thomas; Sampaio (2007); Berwanger (2007) and The Campbell Collaboration (2013) and the Technical Focal Group was founded in Gatti (2012). For data collection it was used CAPES Bank of Theses, in the period from 2011 to 2014 and the Digital Library of Theses and Dissertations from 1960 to 2014. Twelve papers were analyzed, eight dissertations, which used as a methodology the state of the art research, two theses that used as methodology the state of the art research and two essays that used as methodology the systematic review. Among the studies analyzed, it was found that only three of them followed all stages described in the methodology, the qualitative research was the most used. It was found that Brazilian researchers in education rarely use systematic review methodologies. The state of the art research presents a problem from which the research is developed while a systematic review is guided by a specific question; research sources in the two methodologies are selected considering the area to search , mapping appears as a striking part in state of the art research while in the systematic review prevails interpretation and synthesis. The protocol was validated through a focus group technique which participants reported.
Systematic review. State of the Art Research. Education – Research. Teachers – training
1
95
PORTUGUES
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
SANDRA HELENA SCHIAVON.pdf

Contexto

PENSAMENTO EDUCACIONAL BRASILEIRO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
CENÁRIOS PEDAGÓGICOS PARA INTEGRAÇÃO DAS TICS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CRI@TIVIDADE

Banca Examinadora

DILMEIRE SANT ANNA RAMOS VOSGERAU
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GLAUCIA DA SILVA BRITO Participante Externo
ROMILDA TEODORA ENS Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
ASSOCIACAO PARANAENSE DE CULTURA - APC - APRIMORAMENTO PROFISSIONAL 28

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Outros
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer