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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
QUALIDADE DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E PERFIL NUTRICIONAL DE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA DE UBERABA-MG: UM ESTUDO DE CASO
LORIANA LINHARES TEIXEIRA RAMOS
DISSERTAÇÃO
16/12/2015

A alimentação está diretamente relacionada ao estado nutricional e as alterações como obesidade e desnutrição acarretam prejuízos ao organismo e aumentam os riscos de morbi-mortalidade. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) objetiva atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência na escola através da alimentação escolar, além de promover a formação de hábitos alimentares saudáveis. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o estado nutricional de crianças e adolescentes, descrever o consumo de macro e micronutrientes oferecidos no cardápio da alimentação escolar, descrever a análise microbiológica dos alimentos coletados e elaborar e desenvolver atividades de educação nutricional em uma escola pública no município de Uberaba-MG. A avaliação nutricional foi realizada com base na análise dos indicadores antropométricos de escore Z do índice de massa corporal. A descrição de nutrientes oferecidos na alimentação escolar foi realizada com o software Dietwin. As análises microbiológicas foram realizadas no Laboratório de Microbiologia do IFTM. No que diz respeito ao estado nutricional, destaca-se a reduzida proporção de alunos (0,18%) classificados com baixo peso (≥-3 Z<-2). A prevalência de excesso de peso (sobrepeso, obesidade e obesidade grave) entre os alunos foi de 15%. A análise da composição de cardápios revelou que o aporte de macronutrientes, fibras e energia está abaixo do recomendado pelo PNAE para todas as faixas etárias. No que se refere à análise microbiológica, não foi identificada contaminação nos alimentos, ambientes, utensílios e mãos dos manipuladores analisados, embora existam lacunas nos procedimentos de boas práticas. No que tange às oficinas de educação nutricional os alunos foram participativos. A pequena parcela de alunos classificados como baixo peso acompanha a tendência de transição nutricional observada nos últimos anos. É necessário o treinamento dos colaboradores que trabalham na alimentação escolar a fim de evitar a contaminação dos alimentos. Destaca-se a escola como um ambiente propício ao desenvolvimento de atividades de educação nutricional visto o expressivo período diário que os alunos permanecem nela, no entanto essas atividades devem ocorrer de forma contínua ao longo do ano letivo para maior impacto na adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Alimentação escolar. Estado nutricional. Microbiologia. Educação nutricional.
The feeding is directly related to nutritional status, and changes, such as, obesity and malnutrition, cause damages to the body and increase the risk of morbidity and mortality. The National School Feeding Program (PNAE) aims to meet the nutritional needs of students during their time in school through school feeding, beside to promote the formation of healthy eating habits. The objective of this research was to evaluate the nutritional status of children and adolescents, to describe the consumption of macro and micronutrients offered in school meals menu, to describe the microbiological analysis of the collected food and to prepare and to develop nutrition education activities in a public school of Uberaba, city of the state of Minas Gerais. The nutritional assessment was based on an analysis of anthropometric indicators of Z scores for body mass index. The description of nutrients offered in school feeding was held at Dietwin software. The microbiological analyzes were performed at the IFTM Microbiology Laboratory. Regard to nutritional status, there is a small proportion of students (0.18%) classified as having low weight (≥-3 Z <-2). The prevalence of overweight (overweight, obesity and severe obesity) among students was 15%. The analysis of menus composition revealed that the proportions of macronutrients, fiber and energy are lower than recommended by the PNAE for all age groups. Regarding to the microbiological testing, it was not identified contamination in food, environments, tools and handlers analyzed, although there are gaps in the good practice procedures. In respect to nutrition education workshops, the students were participative. A small percentage of students classified as underweight follows the nutritional transition trend observed in the last years. It is necessary the training of employees who work in the school feeding to prevent food contamination. Stands out the school as an conducive environment to the development of nutrition education activities seen the significant daily period that students remain in it, however these activities should take place continuously throughout the school year to greatest impact on adopting healthy eating habits.
School feeding. Nutritional status. Microbiology. Nutrition education.
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
23 - Loriana Linhares Teixeira.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
SEGURANÇA ALIMENTAR E MEIO AMBIENTE
SEGURANÇA ALIMENTAR

Banca Examinadora

ESTELAMAR MARIA BORGES TEIXEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SERGIO MARCOS SANCHES Docente - PERMANENTE
PATRICIA MARIA VIEIRA Participante Externo

Vínculo

CLT
Empresa Pública ou Estatal
Empresas
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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