• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE SENAI CIMATEC
MODELAGEM COMPUTACIONAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL (28023013002P8)
Ensino de Equaçoes Diferenciais Ordinárias Baseado no Método PBL (Project/Problem-Based Learning), Integrado a Modelagem Computacional com a Simulação
PAULO HENRIQUE FARIAS XAVIER
DISSERTAÇÃO
26/03/2015

O ensino de matem´atica ´e de fundamental importˆancia para qualquer curso na ´area de Ciˆencias Naturais. Considera-se o ensino das equa¸c˜oes diferenciais como de fundamental importˆancia ao aprendizado da engenharia ao tempo em que se evidenciam tamb´em as dificuldades dos alunos no processo de aprendizagem, o grande questionamento em diversos f´oruns em fun¸c˜ao das dificuldades de aprendizagem apresentadas, bem como pela alta evas˜ao nos primeiros per´ıodos dos discentes matriculados nesta disciplina. Este trabalho tem por objetivo aplicar o m´etodo (Problem-Based Learning) PBL em um grupo de estudantes do curso de Engenharia Mecˆanica da Faculdade Senai CIMATEC. Neste contexto, a hip´otese principal da pesquisa ´e a possibilidade da efic´acia do uso do m´etodo PBL no ensino de Equa¸c˜oes Diferenciais Ordin´arias (EDOs), mensurada por meio de question´arios, atividades e outros elementos did´aticos constantes na metodologia. Desta forma, o problema proposto para essa pesquisa visa a veracidade ou n˜ao do ensino de EDOs, utilizado-se deste m´etodo. Para consolidar esta investiga¸c˜ao aplica-se a (Teoria dos Campos Conceituais) TCC para a constru¸c˜ao de procedimentos para compreens˜ao do ensino das equa¸c˜oes diferenciais. A fim alcan¸car os objetivos estabelecidos foi utilizado os conhecimentos pr´evios adquiridos pelos alunos, para apropria¸c˜ao de novos conhecimentos utilizando exemplos relacionados a partir da vivˆencia do cotidiano favorecendo a aprendizagem significativa. Foram aplicadas avalia¸c˜oes pelo tutor, com o intuito de observar o comportamento e a atitude dos alunos em rela¸c˜ao `as acoes do método. Ao final do trabalho foi aplicado um questionário para serem respondido pelos alunos no qual deveriam avaliar a metodologia de ensino utilizada. Os resultados apos a avalia¸c˜ao quantitativa no final do trimestre mostraram um melhor rendimento dos discentes, os quais avaliaram positivamente o método empregado que lhes proporcionou motiva¸c˜ao, dinamismo, trabalho em equipe, pesquisa, habilidades interpessoais e melhores atitudes comportamentais referente as colocações dos colegas, diagnosticados por meio de entrevistas e pela analise observacional em sala de aula.

Ensino de Equações Diferenciais; Aprendizagem Baseada em Problemas; Campos Conceituais
The teaching of mathematics is fundamental to any course in the exact area. It is considered the teaching of differential equations is of fundamental importance to the learning of engineering at the time that also highlight the difficulties of students in the learning process, the big question on many function in forums of learning difficulties presented, as well as the high evasion in the first periods of the students enrolled in this course. This study aims to apply the method ( textit Problem-Based Learning) PBL in a group of undergraduate students of Mechanical Engineering, Faculty Senai CIMATEC. In this context, the main hypothesis of research is the possibility of the effective use of the PBL teaching method in ODE and thus, this problem proposed research aims to truth or not of ODEs effectiveness of teaching, this method is used, .to consolidate this research applies to the Conceptual Fields Theory for the construction procedures for understanding the teaching of differential equations. In order to reach the goal set was used prior knowledge acquired for ownership of new knowledge using examples related from the everyday experience promoting meaningful learning. During the mentoring meetings, reviews have been applied by the tutor, in order to observe the behavior and attitude of the students in relation to the actions of the method. At the end of the study was a questionnaire to be answered by the students in which they should evaluate the teaching methodology used. The results after the quantitative evaluation in the final quarter showed a better performance of students which positively evaluated the method employed that gave them motivation, dynamism, teamwork, research, interpersonal skills and better behavioral attitudes regarding the placement of colleagues.
Teaching Differential Equations. Problem-based learning. Conceptual Fields
1
86
PORTUGUES
UNIVERSIDADE SENAI CIMATEC
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao - Paulo Henrique.pdf

Contexto

MODELAGEM COMPUTACIONAL E DE SISTEMAS COGNITIVOS
MODELAGEM DE SISTEMAS COGNITIVOS
ESTUDO E CONSTRUÇÃO DE REPOSITÓRIOS DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM, DE OBJETOS DE ÁUDIO E VÍDEO WEB, DE LABORATÓRIOS VIRTUAIS E DE SIMULAÇÕES VOLTADAS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM TÉCNICO-INDUSTRIAL

Banca Examinadora

RENELSON RIBEIRO SAMPAIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCUS TULIO DE FREITAS PINHEIRO Participante Externo
DAVIDSON MARTINS MOREIRA Docente - PERMANENTE
LYNN ROSALINA GAMA ALVES Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.87.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer