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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
Educação (50002015005P0)
PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CÁCERES/MT: SUJEITOS, ESPAÇOS E TEMPOS
DINAIRAN DANTAS SOUZA
DISSERTAÇÃO
02/03/2015

Essa pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a compreensão de sujeitos de uma escola municipal de Cáceres/MT sobre o Programa Mais Educação, um programa do governo federal que tem como objetivo a indução de uma política de Educação Integral e em Tempo Integral no país. A pesquisa aconteceu por meio de um estudo de caso, e foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: questionário, observação, consulta documental e Rodas de Conversa com cinco grupos distintos de sujeitos (estudantes, pais, professores, monitores e gestores e técnicos da escola). Optamos pela metodologia qualitativa, numa perspectiva crítica, e utilizamos como aporte teórico os autores Antonio Gramsci, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Jaqueline Moll. Ao final entrelaçamos informações advindas dos documentos que propõem o PME aos dados coletados às considerações de estudiosos que discutem Educação Integral. A análise dos dados indica algumas contradições entre as orientações do MEC e a implementação do PME na escola, com a falta de espaços e de infraestrutura básica da escola para atender aos estudantes e demais sujeitos envolvidos. Apesar das dificuldades na execução do PME e de não ter sido identificada uma concepção explícita do que seja a Educação Integral e em Tempo Integral entre esses sujeitos, eles compreendem que o Programa tem contribuído com relação à participação e outras habilidades dos estudantes, considerando estes aspectos como relevantes para o desenvolvimento.

Educação, Política educacional, Programa Mais Educação.
This research was carried out as in order to analyze the understanding of subjects of a municipal school in Cáceres / MT on the More Education Program, a federal government program that aims at inducing an Integral Education politic and the Full Time country. The research took place through a case study, and the following instruments for data collection were used: questionnaire, observation, document research and Conversacom Wheels five distinct groups of subjects (students, parents, teachers, instructors and managers and technicians from school). We chose qualitative methodology, a critical perspective and use authors theoretical contribution Antonio Gramsci, Paulo Freire, Moacir Gadotti, Jaqueline Moll. At the end entrelaçamos information resulting documents proposing the SMEs to data collected to considerations of scholars discussing Integral Education. Data analysis indicates some contradictions between the Ministry of Education guidelines and the implementation of SMEs in school, lack of space and basic school infrastructure to meet the students and other individuals involved. Despite the difficulties in the implementation of SMEs and an explicit design has not been identified of what the Integral Education and Full Time between the subjects, they understand that the Program has contributed in regard to participation and other skills of students, considering these aspects as relevant to development.
Education, Educational Politic, More Education Program.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CARLOS ALBERTO REYES MALDONADO
O trabalho possui divulgação autorizada
Dinairan_Dantas_Souza.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POLÍTICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Programa Mais Educação no Sistema Municipal de Ensino de Cáceres-Mt: Gestão e Práticas Educativas

Banca Examinadora

HELOISA SALLES GENTIL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARILDA DE OLIVEIRA COSTA Docente - PERMANENTE
TANIA MARIA DE LIMA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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