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Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
INFORMÁTICA (31001017110P8)
IMPACTO DOS FATORES MOTIVACIONAIS NA INTENÇÃO DE USO DE UMA PLATAFORMA EAD
ELTON CARNEIRO MARINHO
DISSERTAÇÃO
25/11/2015

O objetivo desta pesquisa foi investigar a aceitação de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) sob a perspectiva do Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM) (DAVIS, 1989). Foi investigado como os fatores motivacionais (“Prazer Percebido”, “Utilidade Percebida” e “Facilidade de Uso Percebida”) foram avaliados por alunos do Ensino Médio da Rede Pública do Estado do Rio de Janeiro, e como estes fatores impactaram na intenção de uso deste ambiente. A metodologia, que guiou a execução desta pesquisa, teve característica multimétodo, ou seja, com uma etapa qualitativa utilizando o método de estudo de caso e outra etapa quantitativa apoiada em um survey. O estudo de caso buscou entender o contexto em que o fenômeno ocorreu. Já o survey, aplicado aos alunos do curso “Qualificação em Tecnologia Digital” através do AVA e-Proinfo, verificou as relações causais entre os fatores levantados na literatura. As variáveis referentes ao fator intenção de uso tiveram uma baixa variância e uma alta média, o que pode ser explicado pela vontade dos alunos em participar do curso, visualizando uma possível profissionalização oferecida pela obtenção do certificado. O uso real teve forte influência da intenção de uso declarada na pesquisa. Para a amostra utilizada, de alunos do 1º e 2º anos do Ensino Médio, foi confirmado o efeito direto do fator utilidade percebida e do fator prazer percebido na intenção de uso do AVA. A utilidade percebida foi o fator com maior impacto na adoção desta tecnologia, o que corrobora pesquisas anteriores feitas com público adulto. As influências indiretas também são compatíveis com estudos anteriores. O fator facilidade de uso percebida não apresentou influência direta sobre a intenção de uso. Contudo, quando analisado quanto às influências indiretas, se mostrou relevante por meio de sua influência na utilidade percebida.Os resultados desta investigação permitem conhecer melhor o fenômeno de adoção de TI por adolescentes, e assim elaborar estratégias para reduzir a evasão e melhorar a captação de alunos em ambientes virtuais de aprendizagem.

Adoção de Tecnologia, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), Technology Acceptance Model (TAM), Ensino Médio, e-Proinfo.
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01
99
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
Elton Carneiro Marinho.pdf

Contexto

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
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Banca Examinadora

EBER ASSIS SCHMITZ
DOCENTE - PERMANENTE
Não
Nome Categoria
ANTONIO JUAREZ SYLVIO MENEZES DE ALENCAR Docente - PERMANENTE
DONALDO DE SOUZA DIAS Participante Externo
SERGIO MANUEL SERRA DA CRUZ Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.8
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