Dados demográficos revelam que o mundo envelhece de forma acelerada. Neste cenário, é importante destacar que os avanços sociais e tecnológicos das últimas décadas têm permitido à mulher a possibilidade de assumir um papel mais ativo e participativo e viver mais, com uma expectativa de vida maior em relação aos homens. No entanto, esse novo papel social também a incumbe de responsabilidades financeiras, familiares e profissionais até então assumidas exclusivamente pelo homem. Dentre as fases do ciclo vital da mulher, o climatério é um período longo que traz repercussões ao seu cotidiano, podendo interferir na sua qualidade de vida, com impacto físico, psicológico e social, sendo que são poucas as iniciativas voltadas para que elas possam viver melhor esse período da vida, especialmente no que se refere à educação em saúde. Visando contribuir com o preparo das mulheres para enfrentar esta etapa da vida, o presente estudo tem como objetivo elaborar e validar um material educativo a partir da percepção das mulheres que estão vivenciando o climatério, opinião de especialistas e a literatura. Para tanto, a trajetória metodológica abrangeu: 1ª) Abordagem qualitativa com a realização de grupo focal em três cenários de atenção à saúde (UBS, ESF e Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia); 2ª) Consulta de opinião à oito especialistas na temática climatério; 3ª) Construção do material educativo; 4ª) Abordagem quantitativa para a validação do material educativo produzido, utilizando o índice de validade de conteúdo, junto ao grupo de especialistas. Somando-se a estas etapas foi realizado busca na literatura nas bases de dados, utilizando portais da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – Bireme, Pubmed e Portal Capes, permitindo o acesso a revistas indexadas das bases MEDLINE E LILACS para fundamentação teórica. A análise dos dados de 24 mulheres na faixa etária dos 40 aos 65 anos participantes dos grupos focais pautou-se na técnica de Análise de Conteúdo modalidade temática, sendo elaboradas quatro categorias: as mulheres apresentam conhecimento deficiente sobre o significado do climatério; os sinais e sintomas afetando o cotidiano; a Terapia Hormonal: dúvidas e indicação e enfrentamento do climatério por meio de mudanças no estilo de vida. Dentre a opinião dos especialistas, obteve-se que o material educativo deveria conter as informações sobre as fases do climatério, sua definição e fisiologia; sinais e sintomas; sexualidade; métodos contraceptivos; orientação alimentar; exercício físico; dinâmica
hormonal; orientações sobre a Terapia Hormonal. A partir destes dados e da busca na literatura foi elaborado o material educativo. Ao término, os especialistas avaliaram o material educativo na qualidade de juízes, sendo obtido escore igual a 0,90 para o Índice de Validade de Conteúdo (S-CVI/Ave), indicando um nível excelente de concordância entre os juízes. Este resultado indica que o material proposto foi validado. Espera-se que este material educativo seja uma ferramenta para auxiliar profissionais de saúde na educação em saúde, contribuindo para a efetiva implementação da Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher.