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Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
Relações Étnico-Raciais (31022014006P6)
Educação Presencial
'Etymologias preto': Hemetério José dos Santos e as questões raciais de seu tempo (1888-1920)
LUARA DOS SANTOS SILVA
DISSERTAÇÃO
08/09/2015

Esta dissertação discute as relações raciais no período do pós-abolição e anos iniciais da Primeira República (1889-1920). Partindo da trajetória do professor Hemetério José dos Santos, homem negro e defensor das qualidades negras na história do Brasil e do mundo, esta pesquisa problematiza as relações entre sujeitos e estruturas sociais mais amplas, como política oficial e cotidiana, condições materiais de vida, visões e significados sobre ser negro. A construção da realidade social passa, também, por constantes investimentos discursivos e era nesta arena em que Hemetério se lançava na tentativa de construir outras etimologias sobre ser negro. Essa construção incluía a escrita e a publicação de artigos nos principais periódicos da cidade do Rio de Janeiro, então capital federal, em que as concepções pejorativas sobre os negros eram duramente refutadas por Hemetério. Em tempos de teorias que, baseadas nas ciências biológicas, hierarquizavam as “raças” humanas, o professor investia sistematicamente em conhecimentos históricos para descontruir os sentidos negativos relacionados aos africanos seus descendentes. Ele investia também na aquisição de capital simbólico e material, construindo para si e para os seus familiares, através do magistério, um lugar de respeitabilidade e de certo prestígio social.

Identidade Negra;Relações Raciais;Pós-Abolição
This dissertation discusses race relations in the post-abolition period and the early years of the First Republic (1889-1920). Starting from the trajectory of teacher Hemetério José dos Santos, black man and defender of black qualities in the history of Brazil and the world, this research discusses the relationships between subjects and broader social structures, such as official and daily political, material conditions of life, visions and meanings about being black. The construction of social reality passes also through constant discursive investments and was in this arena that Hemetério was launched in an attempt to build other etymologies about being black. This construction included writing and publishing articles in the top journals of the city of Rio de Janeiro, when it was the federal capital, where the pejorative views about blacks were harshly refuted by Hemetério. In times of theories that sidewalks in the biological sciences, ranks human races, the teacher systematically investing in historical knowledge to deconstruct the negative meanings related to African descendants. He also invested in the acquisition of symbolic and material capital, building for himself and his family, through teaching, a place of respectability and a certain social prestige.
Black Identity;Race Relations;Post-Abolition
01
150
PORTUGUES
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA
O trabalho possui divulgação autorizada
42_Luara dos Santos Silva.pdf

Contexto

RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
PENSAMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS: DIMENSÕES INSTITUCIONAIS DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Questões étnico-raciais na dimensão das políticas públicas, do trabalho, da cultura e da produção intelectual

Banca Examinadora

NARA MARIA CARLOS DE SANTANA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALVARO DE OLIVEIRA SENRA Docente - PERMANENTE
LAURA ANTUNES MACIEL Participante Externo
RICARDO AUGUSTO DOS SANTOS Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CONS NAC DE DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLOGICO - OUTRO AUXÍLIO FINANCEIRO 23

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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Capes UFRN RNP
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