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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
EDUCAÇÃO (32073011002P9)
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O IDEB DE SUA ESCOLA: ELE REFLETE O TRABALHO DESENVOLVIDO?
IVANILDA VILELA VILAS BOAS
DISSERTAÇÃO
03/08/2016

Nos últimos anos, as avaliações externas têm medido o desempenho de alunos do ensino fundamental e médio, principalmente em leitura e resolução de problemas, sendo utilizadas como parâmetro de análise da qualidade das escolas e do trabalho dos professores, aspecto criticado por autores que estudam o fenômeno. Tal crítica denuncia que embora as informações produzidas sejam importantes para a análise da escola estipulando, inclusive, metas para as instituições, não dão conta da amplitude do trabalho, não sendo possível tomar somente os resultados dessas avaliações como medida de qualidade. Tomando essa problemática e compreendendo a importância de conhecermos os limites e possibilidades dos resultados dessas avaliações como retrato da qualidade produzida pelas escolas, o presente estudo analisa como professores do ensino fundamental da rede municipal da cidade de Pouso Alegre têm interpretado os resultados recebidos relativamente ao trabalho desenvolvido. Metodologicamente, utilizamos a técnica de grupo focal, envolvendo os professores dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental das escolas pesquisadas e analisamos os dados coletados inspirados pela análise de conteúdo. Verificamos alguns temas recorrentemente citados, os quais agrupamos em quatro temáticas: 1) “Potencialidade da avaliação externa como retrato da escola”; 2) “Fatores que interferem nos resultados”; 3) “Ações da escola em relação às avaliações externas” e 2) “Críticas à forma de implementação da avaliação externa”. Como resultado, percebemos que essas avaliações externas afetam o cotidiano da escola, alterando o planejamento pedagógico, “estreitando o currículo” e colocando como meta aspectos nem sempre essenciais na visão dos professores. Os índices acabam favorecendo o “ranqueamento” das escolas e gerando pressão nos professores por melhores resultados, ao mesmo tempo oculta vários fatores internos e externos à escola.

Avaliação Externa;Escola Pública;Ideb
In recent years, external evaluations have measured the performance of elementary and high school students, especially in reading and problem solving, it has been used as an analysis parameter of the quality of schools and the work of teachers, aspect criticized by various authors study the phenomenon. Such criticism betrays that although the information produced are important for the analysis of school stipulating, including targets for the institutions, not realize the amount of work, not being able to take only the results of these assessments to judge quality. Taking this issue and understanding the importance of knowing the limits and possibilities of the results of these evaluations as picture quality produced by the schools, this study analyzes how elementary school teachers in the municipal city of Pouso Alegre have interpreted the results received in relation to work. Methodologically, we used the focus group technique, involving teachers in the early years of elementary school and end of the schools surveyed and analyzed the data collected inspired by the content analysis proposed by Bardin. We found some widely cited themes, which grouped into four themes: 1) "Potential of the external evaluation as a portrait of the school"; 2) "Factors that affect the results"; 3) "School Actions in relation to external evaluations" and 2) "Critical to the form of implementation of the external evaluation." As a result, we realized that these external evaluations affect the school routine, changing the educational planning, "narrowing the curriculum" and putting a target aspects not always essential in the view of teachers. The indexes end up favoring the "ranking" of schools and generating pressure on teachers for better results at the same time hides various internal and external factors to school.
External Evaluation;Public school;IDEB
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO VALE DO SAPUCAÍ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação _Ivanilda 08_09_16.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
PRÁTICAS EDUCATIVAS E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DOCENTE
IMPACTO DO IDEB: AÇÕES PARA A MELHORIA DO ÍNDICE

Banca Examinadora

LUANA COSTA ALMEIDA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA MARCIA SIGRIST MALAVASI Participante Externo
LUCIANA CRISTINA SALVATTI COUTINHO Participante Externo

Vínculo

Colaborador
Outros
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
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