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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
HISTÓRIA (52001016002P0)
AS RELAÇÕES PEDERÁSTICAS EM ATENAS NO PERÍODO CLÁSSICO: UMA ANÁLISE DO BANQUETE DE PLATÃO E DE XENOFONTE
LUANA NERES DE SOUSA
TESE
17/05/2013

O presente trabalho investiga o relacionamento homoerótico masculino praticado entre um homem adulto (erastés) e um jovem (erómenos) denominado pederastia, que ocupou um importante papel social em Atenas durante o período clássico, se constituindo em um instrumento pedagógico de formação do futuro cidadão. Utilizamos como documentação os diálogos homônimos Banquete(Συμπόσιον) do filósofo Platão e do polígrafo Xenofonte, a fim de que possamos apreender o modo como estes autores compreendem a pederastia praticada em seu tempo e quais os seus objetivos a elaborarem em um curto espaço de tempo diálogos com título e temática semelhantes. Escrito por Platão em aproximadamente 384 a.C.,o Banquetetrata-se de uma reflexão do filósofo acerca de Eros e sua influência na vida dos homens, no qual Platão procura demonstrar de que maneira a pederastia deveria ocorrer para que fosse considerada virtuosa. Neste sentido, Sócrates se constitui no maior exemplo de um homem que possui autocontrole em relação aos seus desejos, convertendo-se no paradigmaplatônico de kalokagathos, ou seja, um homem bom e belo tanto estética quanto moralmente. Do mesmo modo, por volta do ano de 380 a.C., o polígrafo Xenofonte imprime suas reflexões sobre o relacionamento entre erastés e erómenosescrevendo um diálogo também intitulado Banquete, elegendo Sócrates como seu modelo de kalokagathos e abordando o homoerotismo em conjunto com outras temáticas. Defendemos que o fio condutor das duas obras seja a busca pela kalokagathia e que a pederastia, quando praticada de acordo com os valores morais defendidos por estes autores,representava um veículo para a obtenção da virtude.

Pederastia, Banquete, Kalokagathia
The present work investigates the masculine homoerotic relationship practiced between an adult (erastés) and a young (erómenos) man known as pederasty, which occupied an important social role in Athens during the Classical period, constituting a pedagogical tool in future citizen's training. We use as documentation the homonyms dialogues entitled Symposium(Συμπόσιον) written by both the philosopher Plato and the polygraph Xenophon, so we can learn how these authors understand pederasty as it was practiced in their time and what are their goals in elaborating such similar dialogues in a short period of time. Written by Plato in about 384 BC, Symposium is the philosopher's reflection about Eros and its influence in men's life, in which Plato seeks to demonstrate how pederasty should be practiced for being considered virtuous. In this sense, Socrates is the major example of a man who has self-control over his desires, becoming the platonic paradigm of kalokagathos, i.e. a good and beautiful man both aesthetically and morally. Similarly, around the year 380 BC the polygraph Xenophon imprints his reflections on the relationship between erastés e erómenos by writing a dialogue also entitled Symposium, electing Socrates as his model of a kalokagathos and addressing the homoeroticism in conjunction with other themes. We argue that the common thread between both works is the search for kalokagathia, and they see pederasty as something that can lead to virtue when practiced according to the moral values they defend.
Pederasty, Symposium, Kalokagathia.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
O trabalho possui divulgação autorizada
Tese-LuanaNeresdeSousa.pdf

Contexto

CULTURA, FRONTEIRAS E IDENTIDADES
HISTÓRIA, MEMÓRIA E IMAGINÁRIOS SOCIAIS
-

Banca Examinadora

ANA TERESA MARQUES GONCALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ALEXANDRE CARNEIRO CERQUEIRA LIMA Participante Externo
LUCIANE MUNHOZ DE OMENA Docente - PERMANENTE
LUIZ OTAVIO DE MAGALHAES Participante Externo
ARMENIA MARIA DE SOUZA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Apoio à Pós-Graduação 48

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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