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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
FORMAÇÃO DO RESPONSÁVEL TÉCNICO PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA: ANÁLISE PROSPECTIVA DOS PAPÉIS INSTITUCIONAIS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA, CONSELHOS PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DE UBERABA – MG
IVONE MARIA DE MELO CARNEIRO
DISSERTAÇÃO
23/06/2016

Faz parte do rol de requisitos para o controle da qualidade dos alimentos o uso dos conhecimentos científicos e técnicos, que balizam o surgimento de profissões que atendam as demandas do mercado, dos cidadãos e, sobretudo das indústrias alimentícias quanto aos requisitos para o alimento seguro, delineando o nicho laboral de Responsáveis Técnicos – RT’s. Enquanto as Instituições de Ensino Superior - IES atestam a habilitação técnica-científica através do diploma, os conselhos profissionais a comprovam mediante a emissão da carteira profissional, ao passo que as normatizações sanitárias, aplicadas pela Vigilância Sanitária - VISA, definem as competências e habilidades deste profissional nas indústrias alimentícias e as boas práticas para produção dos alimentos. Nesse processo temporal da formação acadêmica à atuação no mercado de trabalho, constroem-se três ângulos de um triângulo, três universos (IES – VISA – Conselhos Profissionais), que se vertem ao RT, se complementam e se implicam mutuamente requerendo um conjunto de habilidades e competências. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar um diagnóstico das matrizes curriculares dos cursos superiores de Uberaba – MG que habilitam o RT para indústria alimentícia sob a ótica da ética profissional e legislação sanitária; avaliar a eficiência dos currículos na formação dos graduandos para atuação como RT´s; avaliar a articulação entre IES - VISA - conselhos profissionais sob a percepção dos coordenadores de curso, graduandos, técnicos da VISA estadual e representantes dos conselhos profissionais. A pesquisa foi realizada no período de julho/2014 a janeiro/2016. Foram aplicados questionários aos coordenadores dos cursos das graduações em engenharia química, engenharia de alimentos, nutrição e tecnologia em alimentos das IES de Uberaba/MG; a 118 alunos destes cursos; aos conselhos profissionais respectivos e aos técnicos dos serviços de VISA de Minas Gerais. Os dados foram organizados em quadros, Gráficos e tabelas, originando painel de bordo que evidenciou nas matrizes curriculares a ausência de disciplinas que subsidiem os egressos para implantação das normas sanitárias. Sobre os graduandos, 56% desconhecem assuntos previstos nestas normas; 86,2% nunca tiveram contato com profissionais da VISA na graduação e 53,4% desconhecem os procedimentos padronizados operacionais mínimos de implantação nas indústrias. Sobre os Coordenadores, 50% declararam não haver momentos de discussões com conselhos e 100% disseram não ocorrer 8 discussões com a VISA. Sobre os Conselhos, 66,7% afirmaram não ocorrer discussões com a VISA e com todas as IES de suas abrangências. Sobre a VISA, 85,2% afirmaram não haver discussões com as IES, 88,9% dos serviços de VISA não oferecem estágios para graduandos da área de alimentos, 92,6% não se reúnem com conselhos de classe, entre outras. Foi elaborado um Manual Técnico abordando requisitos, desde a aprovação de projeto arquitetônico à concessão de alvará sanitário, necessários à adequação das indústrias alimentícias junto à VISA.Conclui-se que a articulação entre a tríade é uma linha tênue e quase imperceptível, contudo há interesse entre as partes em viabilizar a articulação. Este estudo não se encerra, ficando várias vertentes para próximas pesquisas.

Articulação;Vigilância Sanitária;Conselhos Profissionais;Instituições de Ensino Superior;Indústrias Alimentícias
It is a part of the list of requirements for the quality control of food the use of scientific and technical knowledge, which mark the emergence of professions that attend the demands of the market, citizens and especially the food industry as the requirements for safe food, delineating the labor niche for Technical Responsible. While the Higher Education Institutions attests to the technical-scientific qualification by diploma, Professional Councils prove by issuing the professional card, whereas the sanitary norms applied by the Sanitary Surveillance, defines the skills and abilities of this professional in the food industry and good practices for food production. In this temporal process from academic training to the performance in the labor market, are constructed three angles of a triangle, three universes (Higher Education Institutions – Sanitary Surveillance - Professional Councils) that converge to the Technical Responsible, they complement and mutually imply, requiring a group of skills and competencies. The objective of this research was to present a diagnosis of curriculum matrices of the Higher Education Institutions in Uberaba/MG that enable the Technical Responsible to the food industry over the optics of the professional ethics and health legislation; evaluate the effectiveness of curricula in the training of university students to act as Technical Responsible; evaluate the relation between Higher Education Institutions - Sanitary Surveillance - Professional Council in the perception of the course coordinators, university students, technicians of the State Sanitary Surveillance and representatives of the Professional Councils. Research period: July / 2014 to January / 2016. Questionnaires were applied to the coordinators of the courses of the degrees in chemical engineering, food engineering, nutrition and food technology on the Higher Education Institutions in Uberaba / MG; 118 university students of these courses; to their Professional Council and to the technicians of the Sanitary Surveillance of Minas Gerais state. The data were organized in charts, graphs and tables, resulting one dashboard where is evidenced the absences of disciplines on the Course Curriculum, that support the graduates to implement the sanitary standards. About the university students, 56% have no knowledge about issues foreseen on those norms; 86,2% never had contact with professionals of Sanitary Surveillance during the course and 53,4% have no knowledge about the minimum operational standardized procedures to the 10 implantation on the food industry. About the coordinators, 50% have said there is no moments of discussions with Professional Councils and 100% have said there is no discussions with Sanitary Surveillance. About the Professional Councils, 66.7% have said there is no discussions with Sanitary Surveillance and Higher Education Institutions in their jurisdiction. About Sanitary Surveillance, 85.2% have said there is no discussions with the Higher Education Institutions, 88.9% of the Sanitary Surveillance services do not offer internships for students of the food area, 92.6% have said there is no meet with Professional Councils, among others. It was prepared Technical Manual where is approached the requirements, starting on the approval of architectural design until the granting of sanitary charter, that are necessary to the adequacy of the food industry on the Sanitary Surveillance. Since there are no studies that seek to investigate this linkage there is no way to compare the results. This study does not end, leaving several aspects for future research.
Link;Sanitary Surveillance;Professional Councils;Higher Education Institutions;Food industry
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200
PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
29 - Ivone Maria de Melo Carneiro.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
SEGURANÇA ALIMENTAR E MEIO AMBIENTE
SEGURANÇA ALIMENTAR

Banca Examinadora

DEBORAH SANTESSO BONNAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
FERNANDA BARBOSA BORGES JARDIM Docente - PERMANENTE
PRISCILA CRISTINA BIZAM VIANNA Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - Programa de Apoio à Pós-Graduação 24

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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