A pesquisa analisa as relações entre a família camponesa e a Escola Família
Agrícola de Olivânia, localizada no Vale do rio Coryndiba, no município de Anchieta,
Estado do Espírito Santo, Brasil. Foi desenvolvida na linha de pesquisa: Cultura,
Currículo e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em
Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Problematiza como se
constituem os momentos de participação da família camponesa na Pedagogia da
Alternância e mais especificamente como estão presentes nas práticas educacionais
desta instituição de ensino. Analisa aspectos teóricos e práticos sobre participação
(Santos Guerra, 2002; Gimonet 2007; García-Marirrodriga e Puig-Calvó, 2010 e;
Duffaure, 1993 ). Também aprofunda discussões sobre ethos camponês (Brandão,
1995, 1995a, 1999 e; Woortmann, 1990a, 1997). As abordagens qualitativas em
educação possibilitaram aprofundamento sobre questões metodológicas
socioantropológicas (Da Matta,1987; Brandão, 2003 e; Fichtner et al, 2013). Os
processos investigações para produção, sistematização e análise de dados
beneficiaram-se da realização de entrevistas semiestruturadas, análise documental,
observação direta, registros sistemáticos em diário de campo. As complexas
realidades encontradas foram focalizadas de forma abrangente e contextualizada
em rodas de conversas com os protagonistas da pesquisa a partir dos movimentos e
momentos de interação potencializados pela Pedagogia da Alternância. A
participação das famílias camponesas nos espaços da Escola Família Agrícola de
Olivânia, independentemente das transformações que se processam no Vale,
contribui de forma peculiar para a promoção da autoestima dos sujeitos envolvidos,
gera novas formas de autorrepresentação, cria outras percepções da realidade,
valoriza os saberes camponeses gerados nas relações das ancestralidades
familiares, amplia estratégias para novos espaços de ação comunitária e de
reconstrução do ethos camponês.