• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
EDUCAÇÃO (30001013001P1)
A PRESENÇA DA FAMÍLIA CAMPONESA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA: O CASO DE OLIVÂNIA
ROGERIO OMAR CALIARI
TESE
30/09/2013

A pesquisa analisa as relações entre a família camponesa e a Escola Família Agrícola de Olivânia, localizada no Vale do rio Coryndiba, no município de Anchieta, Estado do Espírito Santo, Brasil. Foi desenvolvida na linha de pesquisa: Cultura, Currículo e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Problematiza como se constituem os momentos de participação da família camponesa na Pedagogia da Alternância e mais especificamente como estão presentes nas práticas educacionais desta instituição de ensino. Analisa aspectos teóricos e práticos sobre participação (Santos Guerra, 2002; Gimonet 2007; García-Marirrodriga e Puig-Calvó, 2010 e; Duffaure, 1993 ). Também aprofunda discussões sobre “ethos camponês” (Brandão, 1995, 1995a, 1999 e; Woortmann, 1990a, 1997). As abordagens qualitativas em educação possibilitaram aprofundamento sobre questões metodológicas socioantropológicas (Da Matta,1987; Brandão, 2003 e; Fichtner et al, 2013). Os processos investigações para produção, sistematização e análise de dados beneficiaram-se da realização de entrevistas semiestruturadas, análise documental, observação direta, registros sistemáticos em diário de campo. As complexas realidades encontradas foram focalizadas de forma abrangente e contextualizada em rodas de conversas com os protagonistas da pesquisa a partir dos movimentos e momentos de interação potencializados pela Pedagogia da Alternância. A participação das famílias camponesas nos espaços da Escola Família Agrícola de Olivânia, independentemente das transformações que se processam no Vale, contribui de forma peculiar para a promoção da autoestima dos sujeitos envolvidos, gera novas formas de autorrepresentação, cria outras percepções da realidade, valoriza os saberes camponeses gerados nas relações das ancestralidades familiares, amplia estratégias para novos espaços de ação comunitária e de reconstrução do “ethos camponês”.

família camponesa; escola família agrícola; pedagogia da alternância; campesinidade; “ethos camponês”.
This research examines relations between peasant families and the Agricultural Family School located in the Valley of the Coryndiba River, in the municipality of Anchieta, Espírito Santo, Brazil. It was developed along the research line of the Culture, Curriculum and Teacher Training of the Graduate Program in Education of the Federal University of Espírito Santo. It discusses how the moments of participation by peasant family in the pedagogy of Alternation are constituted, and more specifically their presence in educational practices in this educational institution. Theoretical and practical aspects regarding participation are discussed (Santos Guerra, 2002; Gimonet 2007; García-Marirrodrga e Puig-Calvó, 2010 e; Duffaure, 1993 ). It also deepens discussions about "peasant ethos" (Brandão, 1995, 1995a, 1999 e; Woortmann, 1990a, 1997). The qualitative approach to education made it possible to explore methodological issues of socio-anthropological research (Da Matta,1987; Brandão, 2003 e; Fichtner et al, 2013). The research processes for production, systematization data analysis have been based on semi-structured interviews, document analysis, direct observation, and systematic field notes. The complex realities that were encountered have been comprehensively focused and contextualized in group-discussions with the researches protagonists. The movements and moments of interaction as enhanced by the Pedagogy of Alternation where central. The presence of peasant families in the Agricultural Family School in Olivânia, contributes to the promotion of their self-esteem, regardless of changes that render in the Valley, it generates new forms of self-representation, creates new perceptions of its reality, values the knowledge generated in the relations of peasants ancestries, extends strategies for new spaces of community action and reconstructio of their "peasant ethos".
peasant family; agricultural family school; pedagogy of alternation; peasantry; "peasant ethos".
1
563
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
O trabalho possui divulgação autorizada
Rogerio Caliari.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
CULTURA, CURRÍCULO E FORMAÇÃO DE EDUCADORES (ENCERRADA)
-

Banca Examinadora

ERINEU FOERSTE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE AMORIM Participante Externo
JOAO BATISTA PEREIRA DE QUEIROZ Participante Externo
Alberto Merler Participante Externo
JUCARA LUZIA LEITE Docente - PERMANENTE
REGINA HELENA SILVA SIMOES Docente - PERMANENTE

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.3
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer