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Dados do Trabalhos de Conclusão

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO LIMPO PAULISTA
Ciência da Computação (33149011002P1)
Educação Presencial
UMA ABORDAGEM SEMIÓTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DE WEBQUESTS
SERGIO SANTOS SILVA FILHO
DISSERTAÇÃO
23/03/2016

WebQuest é uma metodologia de ensino que promove o uso de recursos da Web em atividades educacionais. Ela vem sendo utilizada como instrumento de aprendizagem e aprimoramento nas mais diversas áreas do conhecimento. Sendo bem planejada, a WebQuest possibilita um aprendizado mais eficaz e colaborativo, através de recursos da Web. Entretanto, a literatura existente destaca que a maioria das WebQuests produzidas não são capazes de desenvolver níveis mais altos de cognição e compreensão, em função de falhas no seu planejamento e design. Com o objetivo de aprimorar a qualidade e eficácia das WebQuests, esta dissertação apresenta um Método Semiótico para Elaboração e Avaliação de WebQuests – MSEA-WQ, que possibilita a sistematização de processos de elaboração e avaliação de WebQuests considerando melhores práticas produzidas a partir da análise de normas da Semiótica Organizacional. O método faz uso: (1) da estrutura de fases da metodologia WebQuest, (2) de boas práticas para o design de WebQuests baseadas em resultados da Análise de Normas e (3) os requisitos de aprendizagem relacionados aos níveis da Taxonomia de Bloom. Em seguida, esta dissertação apresenta um protótipo para apoiar o desenvolvimento de WebQuests baseadas no método proposto. A partir da elaboração de WebQuests por professores, foi realizada uma pesquisa experimental com três turmas de alunos do ensino fundamental. Resultados apontam para uma melhora no desempenho dos alunos em avaliações realizadas com as WebQuests desenvolvidas com o método proposto nesta dissertação, quando comparadas com grupos de controle selecionados aleatoriamente.

Informática na Educação;Metodologia WebQuest;Semiótica Organizacional;Normas;Boas Práticas no Design de WebQuests;Taxonomia de Bloom.
WebQuest is an education methodology that promotes the use of Web resources on educational activities. It has been used as a learning and lifelong improvement instrument in various areas of knowledge. If well planned, WebQuest enables more effective and collaborative learning by using Web resources. However, the existing literature points out that the majority of the produced WebQuests is not able to develop higher levels of cognition abilities, due to fails on their planning and design. With the aim of improving the quality and effectiveness of WebQuests, this dissertation presents a semiotic based method for WebQuest design and evaluation. This method provides the systematic design of WebQuests considering best practices developed using the norm analysis method from Organizational Semiotics. This method employs: (1) the structure of phases of the WebQuest model; (2) best practices based on norm analysis; and, (3) learning requirements from Bloom’ Taxonomy. Then, this work presents a prototype to support the design of WebQuest based on the proposed method. The method and prototype as evaluated in an empirical study with three lessons performed with fifty-one primary (elementary) school students. The results reveal improved student performance in post lessons tests, as compared with randomly selected control groups.
Educational Informatics;WebQuest Methodology;Organizational Semiotics, Norms, Bloom Taxonomy
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PORTUGUES
CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPO LIMPO PAULISTA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DYNAWEB: EVOLUÇÃO DA PRAGMÁTICA NA WEB SOCIAL

Banca Examinadora

RODRIGO BONACIN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCELO DE PAIVA GUIMARAES Docente - PERMANENTE
MARCOS AUGUSTO FRANCISCO BORGES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (módulo Taxas) 22

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
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