• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PESQUISA E REFLEXÃO
ALESSANDRA ALEXANDRINO AQUINO
DISSERTAÇÃO
30/09/2016

O desenvolvimento da ciência nas últimas décadas proporcionou avanços em uma área do conhecimento que modificou a escala a partir da qual percebemos o mundo, esta área denomina-se Nanociência. De natureza interdisciplinar, caracteriza-se por gerar opiniões divergentes quanto aos benefícios e os riscos das suas aplicações. Diante da relevância do tema, surgiu o desafio de promover um trabalho de divulgação científica do tema, Nanociência e Nanotecnologia, nas escolas. O trabalho almeja contribuir com o debate sobre alguns tópicos de Física Contemporânea em sala de aula. Para isso, procurou-se trabalhar, através de atividades complementares, a introdução dos conceitos básicos e das aplicações do tema Nanociência e Nanotecnologia, de modo a tornar esses temas dotados de significados para o aluno e a promover dessa forma uma alfabetização científica. Inicialmente foi realizado um estudo de caso com o objetivo de avaliar o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema. A análise quantitativa das respostas obtidas no estudo de caso indicou a falta de conhecimento dos alunos sobre o tema, tornando evidente a necessidade da realização de atividades complementares as de sala de aula para divulgar o tema Nanociência e Nanotecnologia. A metodologia consistiu inicialmente na elaboração da cartilha “Compreendendo o mundo nano: o que é Nanociência e Nanotecnologia? ”, como produto educacional do MNPEF. Em seguida, o projeto teve como culminância a apresentação do produto aos alunos, na visualização de vídeos e na aplicação dos questionários pré-produto e pós-produto. A análise comparativa dos resultados estatísticos referentes aos questionários aplicados antes e depois da leitura da cartilha, indicou que os alunos ampliaram seus conhecimentos sobre o tema e reconheceram a presença da Nanotecnologia em seu dia-a-dia, o que permite concluir que as atividades de divulgação do tema contribuíram significativamente para o desenvolvimento cognitivo dos discentes, resultando na obtenção de conhecimento sobre as aplicações e implicações da Nanotecnologia no desenvolvimento de novas tecnologias.

Nanociência;Nanotecnologia;Ensino Médio
The development of science in recent decades has provided advances in an area of knowledge that changed the scale from which we perceived the world. This particular area is called Nanoscience. The interdisciplinary nature characterized as generating diverging opinions on the benefits and risks of their applications. It is known as nanotechnology as well. It is also given the relevance of this subject, coming as a challenge of popularizing this science study theme, such as the Nanoscience and the Nanotechnology in High Schools. The study aims to contribute to the debate on some topics in Contemporary Physics with the students in High Schools. Therefore, we tried to work through-out the complementary activities, the introduction of the basic concepts and the theme applications of Nanoscience and Nanotechnology as well, in order to make these aforesaid subjects endowed with a meaning for the students, thus, promoting scientific literacy. Hence, a case study was initially carried out in order to evaluate the prior knowledge of students in these aforementioned special subjects. The quantitative analysis of the responses duly obtained in the case studies, indicated the lack of knowledge in students on the above subject matters, making clear the need to carry out further activities in the High School classrooms with the purpose to promote the themes of Nanoscience and Nanotechnology. The methodology consisted initially in the preparation of a booklet "Understanding the nanoworld: What is nanoscience and nanotechnology?", as an Educational MNPEF product. Thereafter, the end result of this project was to become the culmination to be presented for the students in order to view the videos and questionnaires before and after the implementation of the said product. The comparative analysis in the statistical results of the questionnaires, before and after the reading, indicated that students expanded their knowledge on the subjects and acknowledged the presence of Nanotechnology in their day to day affairs. Therefore, this leads to the conclusion that the theme of these outreaches activities, contributed significantly to the cognitive development of students, resulting in the knowledge about the applications and implications of the nanotechnology in the development of new technologies.
Nanoscience;Nanotechnology;High School
1
114
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO FINAL - ALESSANDRA.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

GILBERTO DANTAS SARAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE
PAULO DE TARSO CAVALCANTE FREIRE Docente - PERMANENTE
FERNANDA CARLA LIMA FERREIRA Docente - PERMANENTE
ELOISA MAIA VIDAL Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer