• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE FÍSICA UTILIZANDO SOFTWARES DE SMARTPHONES
MARILIA MARINHO ARISTON
DISSERTAÇÃO
16/09/2016

O presente trabalho objetiva promover a integração teoria-prática das aulas de Física, onde o aluno possa compreender o universo que o rodeia, proporcionando uma prática pedagógica diferenciada, através de softwares de smartphones para demonstrar na prática o conteúdo ministrado em sala de aula. A utilização destes softwares, bem como sua aplicação (produto educacional desta dissertação), promoverá a formação e o aperfeiçoamento dos professores de laboratório. A utilização de experimentos de Física permite uma maior visualização, interação, percepção, questionamento, abstração e análise, possibilitando uma melhor compreensão dos conceitos abordados no conteúdo curricular. Um dos elementos motivadores no ensino de Física é a atividade experimental, constituindo nesta proposta, juntamente com o uso de smartphones uma sistematização dos saberes do aluno no estabelecimento de relações com o cotidiano. A metodologia da dissertação se insere no modelo quantitativo com a utilização de questionários com os discentes. Os dados da pesquisa permitiram afirmar que, de acordo com as turmas pesquisadas, a maioria possui smartphone, descobrindo a importância e atração da utilização dos softwares no ensino de Física, pois conseguem compreender melhor o conteúdo que antes era abstrato. Nas práticas laboratoriais com a utilização dos aplicativos de smartphones observou-se que os alunos conseguiram desenvolver uma ideia mais concreta, formulando assim uma melhor compreensão dos assuntos ministrados em sala de aula. Desta forma, esta dissertação, bem como o desenvolvimento do produto educacional, contribuíram para desenvolver o senso crítico do aluno, conhecer o nível e o interesse pela Física através dos experimentos com a utilização do smartphone. A aplicação das práticas experimentais instigou os alunos participantes da pesquisa e consequentemente melhorou o rendimento dos discentes após a aplicação do produto educacional. Por fim, foi desenvolvido um catálogo de práticas experimentais, demonstrando os procedimentos em cada experimentação.

Práticas laboratoriais;Experimentos de física;Smartphones;Aplicativos
The present study aims to promote the theory and practice integration of classes in Physics, where the students can understand the scientific universe that surrounds them, providing a differentiated pedagogical practice through the smartphone software in order to demonstrate the contentsin practice dulydelivered in the classrooms. The usage of these softwares, as well as their applications (the educational product of this dissertation), promoted the training and improvement of laboratory teachers. The use of experiments in physics, allows a greater visualization, interaction, perception, questioning, abstraction and analysis. Therefore, allowing a better understanding of the concepts addressed in the curricular contents. As a motivating element in the teachings of Physics,it is the experimental activity, as a part of this proposal together with the usage of the smartphones, being a systematization of the knowledge in students along with the establishment of relations intheir lives. The methodology of this dissertation is inserted in the quantitative model with the use of questionnaires for the students. The research data allowed us to state that according to the groups surveyed, most of them have a smartphone, discovering the importance and attraction of the usage of softwares in teaching of physics, since the students can better understand the contents that were previously abstract. The use of smartphone applications in the laboratory practices,the students developed a more concrete idea, thus formulating a better understanding of the subjects taught in the classrooms. Hence, this dissertation, as well as the development of the results in the educational product, contributed to develop the critical sensesin the student to know the level and interest in Physics, through the experiments with the usage of smartphones. The application of experimental practices, instigated the students in participating with various researches and consequently improving the performance in students, after the application of the said educational product. Thus, a catalog of experimental practices was developed, demonstrating the procedures in each of the experiments.
Laboratory practice;Physics experiments;Smartphones;Applications
1
243
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA - MNPEF - MARILIA MARINHO ARISTON - ORIENTADOR DR. GILBERTO DANTAS SARAIVA 09.02.17.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

GILBERTO DANTAS SARAIVA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CELIO RODRIGUES MUNIZ Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer