• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
PRODUÇÃO E USO DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DE MECÂNICA QUÂNTICA NO ENSINO MÉDIO QUIXADÁ – CEARÁ 2016
GYLLY PETERSON FERNANDES LIMA
DISSERTAÇÃO
02/09/2016

A proposta dessa dissertação tem como objetivo implementar o uso de recursos digitais como uma proposta de ensino de Física ao nível médio. A metodologia consiste na produção e aplicação de uma sequência de atividades utilizando aplicativos computacionais e uma apostila, assim como, considerou-se os conhecimentos prévios dos alunos, para a partir da realização de atividades interativas, introduzir novos conceitos científicos relacionados aos fundamentos teóricos da mecânica quântica. Os principais aplicativos foram construídos com uso da linguagem de programação gráfica Scratch, desenvolvida pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram compostos pelos seguintes estágios: pré-teste e pós-teste; organizadores prévios; perguntas presentes ao longo da aplicação dos aplicativos; Diário de Bordo realizado pelo professor/mestrando; aplicação dos aplicativos com roteiro de estudo; organizador instrutivo; Questionário de Opinião, Entrevista com os alunos e teste final. A amostra consistiu de um grupo de alunos de duas escolas de ensino médio, sendo uma pública e outra privada. Por meio da avaliação dos softwares e da apostila observou-se algumas características e aplicabilidade dos mesmos. As etapas constituintes do trabalho de campo são: pré-teste das atividades e dos instrumentos; identificação dos organizadores prévios; seleção dos grupos de alunos nas duas escolas; elaboração dos instrumentos de avaliação dos softwares e da apostila; realização das atividades de campo; análise dos resultados obtidos, roteirização e manualização dos procedimentos relativos aos aplicativos e a apostila. Apoiando-se nos índices de acertos e erros consistentes para a maioria das questões, julgou-se ser capaz de considerar a apostila e os aplicativos em questão como um material potencialmente significativo quanto recursos auxiliares para o ensino de Física. O resultado final consistiu de um produto educacional, disponível para docentes e discentes do ensino médio.

Recursos digitais;Aplicativos computacionais;Tecnologia educacional.
The dissertation proposal’s objective is to implement the use of digital resources as a physics subject teaching proposal on high school. The methodology consists in the production and application of a sequence of activities using computer applications, a booklet as considering the students' prior knowledge, so, through the use of interactive activities, new scientific concepts related to the theoretical foundations of quantum mechanics can be introducted. The main applications are built through the use of Scratch, a graphical programming language developed by MIT (Massachusetts Institute of Technology). The instruments used for data collection were composed by the following stages: pre-test and post-test; previous organizers; questions presented throughout the implementation of applications; Logbook by Professor / Master's Degree student; implementation of applications with a study guide; instructive organizer; Opinion Questionnaire, Interview with students and a final test. The sample consists of two groups of high school students, one from public school and the other from private school. The software and handout evaluation will aim on some features and applicability. The constituent stages of field work are: activities and instruments pre-test; identification of previous organizers; selection of groups of students in the two schools; preparation of assessment tools and software handout; implementation of field activities; analysis of results; scripting and building of the procedures for applications and the apostille. Relying on consistent levels of trial and error for most questions, it is believed that we can then be able to consider the applications in question as a potentially significant material and auxiliary resources for the teaching of physics as a subject. The final result will be an educational product to be made available for high school teachers and students.
Digital resources;Computational applications;Educational technology
1
260
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertacao Final-Petterson.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

MARCONY SILVA CUNHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer