• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
CONSTRUÇÃO E MONTAGEM DO MOTOR STIRLING CASEIRO TIPO GAMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TERMODINÂMICA
ALVARO GALHARDO OLIVEIRA DE MOURA
DISSERTAÇÃO
26/08/2016

Este trabalho de pesquisa mostrou a viabilidade de se construir e montar motores Stirling caseiros para ensino e aprendizagem dos conteúdos de termodinâmica do ensino médio. Um manual ilustrado foi desenvolvido como produto educacional contendo o passo a passo de construção do motor e informações úteis ao aprendizado. Portanto, professores e alunos têm um guia confiável para montar uma máquina térmica e proporcionar significado prático aos conceitos físicos aprendidos em sala. O referencial teórico adotado na pesquisa foi o da aprendizagem significativa de David Ausubel (1918 – 2008). Para ele, o processo de ensinar e aprender determinado assunto deve estar ancorado ao conhecimento prévio do aprendiz sobre a temática e sua disposição em conhecer ainda mais. Por isso, para ensinar termodinâmica a alunos de segundo ano, o motor Stirling caseiro tipo gama foi escolhido dada sua simplicidade de construção e montagem pelos próprios alunos. A aplicação do produto ocorreu com três grupos de alunos, em cinco encontros com duração de duas horas. Os três grupos foram formados por critérios de gênero com uma turma composta por alunas, uma turma mista e uma turma de alunos. A aplicação expôs as dificuldades nas tarefas manuais bem como na leitura de procedimentos por escrito. A análise dos dados, a partir dos questionários, indicou a necessidade de mais práticas semelhantes que proporcionem o desenvolvimento das habilidades concretas ainda não plenas nos alunos de ensino médio. Por outro lado, os alunos se mostraram motivados a construírem o motor o que é fundamental no processo de aprendizagem. A prática revelou-se importante para o desenvolvimento de suas habilidades manuais. Assim sendo, este trabalho configura-se como guia para professores e alunos que queiram utilizar o motor Stirling para ensinar termodinâmica.

Motor Stirling caseiro;Produto educacional;Manual ilustrado.
This research showed the practicability of constructing and a montage of a homemade Stirling engines for teaching and learning of high school thermodynamic contents. An illustrated manual was developed as an educational product containing the step by step engine build and useful information to learning. So, teachers and students have a reliable guide to mount a thermal machine and give practical meaning to the physical concepts learned in the classroom. The theoretical framework adopted in the research was the meaningful learning of David Ausubel (1918 – 2008). For him, the process of teaching and learning particular subject should be anchored to the previous knowledge of the apprentice on the subject and inclination to know more. Therefore, to teach thermodynamics for students of the second year, the homemade Stirling engine type gamma was chosen given its simplicity of construction and mounting by the students. The application of the product occurred with three groups of students, in five meetings with time of two hours. The three groups were formed by gender criteria with a group composed of girls, a mixed gendar and a group of boys. The application exposed the difficulties in manual tasks as well as the reading of written procedures. The analysis of data, from the questionnaires, indicated the need for more similar practices that provide the development of specific skills not yet full in the students of high school. Still, the students were motivated to build the engine, which is essential in the learning process. The practice proves to be important for the development of their manual skills. Therefore, this work is configured as a guide for teachers and students who want to use the Stirling engine to teach thermodynamics.
Homemade Stirling engine;Educational product;Illustrated manual.
1
182
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
Alvaro_Galhardo_Dissertação_versao_final.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

MARCONY SILVA CUNHA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM Docente - PERMANENTE
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE
MARCONY SILVA CUNHA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
CONSTRUINDO E MONTANDO O MOTOR STIRLING CASEIRO TIPO GAMA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TERMODINÂMICA TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer