• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
OS FOLHETOS DE CORDEL COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA – ESTUDANDO CALOR
ENIO JOSE GONDIM GUIMARAES
DISSERTAÇÃO
16/09/2016

A pesquisa, mostrou que a disciplina de Física vai muito além de cálculos e memorização de fórmulas. Nela relatamos a história, a importância do cordel como ferramenta de ensino e apresentamos uma sequência de ensino para aplicação dos folhetos. Referente ao ensino, ao método de aula que, aproximou teoria e prática de forma lúdica, a importância da aprendizagem e a ênfase dada ao currículo e seu vínculo com a educação escolar e o saber produzido historicamente, são referenciados pela teoria da aprendizagem significativa e na pedagogia histórico-crítica. A relevância da formação dos professores de ciências no processo de ensino, foi respaldado em reflexões e qualificação na formação inicial dos professores, que deve ser voltada para uma formação humana e crítica, que articule o senso comum com os conhecimentos científicos e respeite o conhecimento prévio do aluno. Para tanto, o objetivo foi, desenvolver uma ferramenta que possibilite ensinarmos ao educando os conceitos e teorias da física. Pelo exposto, a metodologia da pesquisa foi a pesquisa-ação, pois houve uma ação por parte das pessoas implicadas no problema sob observação, merecendo investigação elaborada e conduzida. Para tal, aplicamos dois cordéis numa turma de 2º ano de uma escola do ensino médio em Fortaleza – CE, utilizando uma sequência de ensino. Num cordel foi trabalhado os Conceitos de Mudança de Fase e no segundo os de Termodinâmica. No desenvolvimento, constatamos que os objetivos foram alcançados, sendo comprovado na análise das verificações, questionários, entrevistas e relatórios realizados antes, durante e depois das aplicações. Nas discursões e nos resultados foram verificados, uma aprendizagem significativa e crítica dos conceitos de mudança de fase e de termodinâmica tais como, dos quatro estados da matéria; a pressão como variável de mudança de estado; que calor e temperatura são diferentes; que a variação de energia interna é o calor que entra mais o trabalho feito sobre o gás; na transformação isotérmica a variação da entalpia é igual ao calor, e mais da metade dos alunos afirmaram ser o folheto de cordel e a sequência de ensino um bom método de aprendizagem da física. Portanto, seu uso no ensinar Física, possibilita aprender o conhecimento científico dos conteúdos, em virtude do produto pedagógico da sequência de ensino proposta para as aulas. Consideramos que a ferramenta, o folheto de cordel, possibilitou uma aprendizagem efetiva dos conhecimentos da física, significa dizer que o objeto aqui trabalhado faz-se relevante para a discussão do ensino de física.

Folheto de cordel.;Ensino de Física.;Sequência de ensino.
The research showed that the discipline of physics goes far beyond calculations and memorizing formulas. In her report the story, the importance of the string as a teaching tool and present a teaching sequence for application of brochures. Related to education, class method, approached theory and practice in a playful way, the importance of learning and the emphasis on curriculum and its link with education and knowledge historically produced, are referenced by the theory of meaningful learning and historical-critical pedagogy. The relevance of the training of science teachers in the teaching process, was backed reflections and qualification in the initial training of teachers, which should be focused on human formation and criticism, which sets common sense with scientific knowledge and respect prior knowledge student. Therefore, the objective was to develop a tool that enables teach the student the concepts and theories of physics. For these reasons, the research methodology was action research, because there was an action by the people involved in the problem under observation, deserving research developed and conducted. To do this, we apply two lines in a 2nd year class of a high school school in Fortaleza - CE, using a teaching sequence. In a string was worked Phase Change Concepts and second the Thermodynamics. In development, we found that the objectives were achieved, being documented in an analysis of the checks, questionnaires, interviews and reports carried out before, during and after application. In discursões and results were verified, meaningful learning and critical of phase change concepts and thermodynamics such as the four states of matter; pressure as state change of variable; that heat and temperature are different; that the internal energy change is the heat that enters more work done on the gas; isothermal transformation in the change in enthalpy is equal to the heat, and more than half of the students said it was the line of brochure and teaching following a good physical learning method. Therefore, its use in teaching physics, allows learning scientific knowledge of the content, because the educational product of the proposed teaching sequence for classes. We believe that the tool, the line of brochure, enabled effective learning of physics knowledge, means that the object here is working is relevant to the physical education discussion.
Twine flyer.;Physics teaching;Teaching sequence
1
120
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO ÊNIO JOSÉ GONDIM GUIMARÃES.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

FRANCISCO AUGUSTO SILVA NOBRE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ELOISA MAIA VIDAL Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer