• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
ASTRONÁUTICA: UMA FERRAMENTA FASCINANTE PARA ENSINAR FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
ROGERIO BARREIRA PINHEIRO
DISSERTAÇÃO
23/08/2016

Este trabalho consiste numa experiência didática que tem como objetivo central o uso da construção de protótipos de foguetes nas aulas de Física, como ferramenta motivadora da melhoria do ensino e aprendizagem. A pesquisa se refere a uma experiência realizada no período de 2013 - 2016 na escola de ensino médio Maria Edilce Dias Fernandes, localizada na cidade de Ibicuitinga-CE, no qual foi trabalhado o currículo relacionando os conteúdos da Física do ensino médio com a astronáutica. O propósito é de aproximar essa disciplina dos alunos, desenvolver o conhecimento científico e melhorar as aulas por meio de atividades práticas, uma vez que nas escolas regulares da rede pública os laboratórios didáticos de ciências, quando existem, não atendem essa necessidade, por falta de equipamentos ou de reposição dos materiais. O estudo de lançamento de foguetes, além de apresentar variadas situações práticas, também propicia subsídios para a compreensão de vários outros temas da Física do ensino médio, como por exemplo: composição de movimentos, movimentos uniforme e uniformemente variados, lançamento bidimensional, dinâmica dentre outros. O projeto que vem sendo desenvolvido há três anos se caracteriza como uma iniciativa de baixo custo, para a qual foi produzido um manual de apoio didático para professores, na forma de produto educacional, que pode ser utilizado por aqueles que desejarem realizar a mostra escolar de foguetes como uma das atividades integradoras do currículo. Neste manual, é descrito todas as etapas que constituem a realização da mostra de foguetes, desde o planejamento das ações, do passo-a-passo da construção dos protótipos até a discussão didática e pedagógica dos conceitos físicos envolvidos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos dos três anos do ensino médio, é caracterizada como de natureza qualitativa e experimental em função da necessidade de aplicar o produto educacional gerado para descrever os impactos causados no ensino e aprendizagem. A base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no base teórica está ancorada no modelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem signmodelo construtivista da teoria aprendizagem significativa ificativa ificativa ificativa de Ausubel e da interação social de Vygotsky como delineadoras para essa experiência didática, uma vez que a interação e cooperação nas equipes de construção dos protótipos e o potencial gerado pelas atividades práticas são preponderantes nessa pesquisa. Os resultados obtidos indicam que essa iniciativa tem contribuído para o professor trabalhar conceitos de Física de forma contextualizada e interdisciplinar, ajudando a despertar o interesse dos alunos. Tem também colaborado para uma maior atratividade pela escola e pelas aulas de Física, por parte dos alunos, chegando a situação de alunos dos 9º anos das escolas municipais procurarem o professor responsável querendo participar das equipes. Outro aspecto que merece atenção é o de ter se constituído grupo de alunos com vistas a estudos na área das ciências exatas, quando até então só se registrava a existência na escola de grupos de teatro e de futebol. Por fim, esse trabalho pode ser reconhecido como um recurso didático capaz de colaborar com o ensino e aprendizagem de Física na promoção de atividades práticas e desafiadoras que leve o aluno a desenvolver sua criatividade e aguçar o espirito de investigação cientifica.

Astronáutica;Ensino Médio;Mostra de protótipos de foguetes
This work is a learning experience that has as main objective the use building prototypes of rockets in physics classes as a tool motivating the improvement of teaching and learning. The research refers to a experience realized from 2013 to 2016 in high school Maria Edilce Dias Fernandes, whose is located in Ibicuitinga-CE, which was worked the curriculum relating the high school Physics content as astronautics. The purpose is to approach the discipline of students, increase scientific knowledge and better classes by practical activities. Since in regular public schools didactic science laboratories when there are no meets this need, for lack of equipment or replacement materials. The study of rockets launch, besides of presents various practical situations, also provides subsidies for the understanding of various other topics of Physics secondary school, such as: composition of movement, uniform movements and uniformly varied, two-dimensional launch, dynamic among others. The project that have been developed by three years is characterized as a low cost initiative, for which was it produced a didactic support manual for teachers in the form of product study that can be used by those wishing to perform school exhibition of rockets as one of the integrative activities of the curriculum. In this manual it is describes all the steps that constitute the realization of rocket exhibition from the planning of actions, from step-by-step construction of prototypes to didactic and pedagogical discussion of the physical concepts involved. The research was developed with students of the three years of high school, it is characterized as qualitative and experimental nature due to the need to apply the product educational generated to describe the impacts on teaching and learning. The theoretical base is anchored in the constructivist model of learning theory significant Ausubel and social interaction Vygotsky as delineadoras for this teaching experience, since the interaction and cooperation in teams of building prototypes and the potential generated by the practical activities are preponderant in this search. The results indicate that this initiative has contributed to the teacher to work concepts of Physics contextualized and interdisciplinary way, helping to arouse the interest of students. It has also contributed to greater attractiveness by the school and the classes of Physics, by the students, reaching situation of students of 9 years of municipal schools seeking the responsible teacher wanting to join the teams. Another aspect that deserves attention is have constituted a group of students in order to study in the field of exact sciences, when so far only recorded the existence on the school of theater and football groups. Finally, this work can be recognized as an educational resource capable of collaborate with the teaching and learning of Physics in promoting practical activities and challengers that takes the student to develop their creativity and sharpen the spirit of scientific investigation.
Astronautics;High school;Shows rocket prototypes
1
97
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO ROGÉRIO..pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

ELOISA MAIA VIDAL
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer