• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
A UTILIZAÇÃO DE BLOGS EDUCATIVOS: UM ATRATIVO PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
FRANCISCO ALEX DE OLIVEIRA FARIAS
DISSERTAÇÃO
31/08/2016

O ensino de Ciências na educação básica brasileira ainda encontra fortes entraves, desde problemas na estrutura física das escolas à formação ineficiente de parte de seus professores e o ensino de Física não é exceção. É bastante comum os estudantes relatarem suas dificuldades e o ―medo‖ que tem dessa disciplina. Para uma parcela significativa de discentes as aulas de Física são vistas como meras fórmulas matemáticas sem ligação com suas vidas, tais problemas têm afastado jovens talentosos dessa ciência. Buscando minimizar tais adversidades, estudiosos têm apontado alguns caminhos, dentre eles a utilização das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) é visto por muitos, como um atalho que pode auxiliar o ensino de Ciências a alcançar bons resultados tendo um enorme potencial a ser aproveitado para uma educação científica mais eficiente. Assim, temos como objetivo principal desse trabalho analisar as contribuições e oportunidades educacionais proporcionadas com a criação e utilização de um ambiente para aprendizagem desenvolvido através de um blog, no qual foram inseridos diversos recursos voltados para o ensino de Física, visto que em meio a essas novas ferramentas digitais o blog tem ganhado destaque entre educadores das diversas áreas. E, se bem utilizado pode trazer grandes contribuições. A pesquisa foi realizada em uma escola estadual no município de Pires Ferreira região Norte do Ceará, com alunos da terceira série do ensino médio regular. Inicialmente foi criado o blog Física... Em Construção com o objetivo de oferecer suporte aos conteúdos curriculares trabalhados nas aulas de Física da terceira série do ensino médio através de uma metodologia diferenciada e contextualizada onde o blog assumiria o papel de intermediador e motivador, favorecendo, portanto, o processo de ensino aprendizagem. Os resultados apontam que o uso desse recurso pode trazer mais interesse e motivação para a aprendizagem em Física.

Weblogger;Ensino;TICs
The teaching of science in the Brazilian basic education is still strong barriers, since problems in the physical structure of the schools to inefficient training of their teachers, and physics is no exception. It is quite common for students to report their difficulties and the "fear"that has this discipline. For a significant portion of them, the Physics classes are seen only as mathematical formulas with little or no connection to their lives, such problems have away talented young people that science. For a significant portion of the Physics students classes are seen as mere mathematical formula without connection with their lives, such problems have far away talented youngsters of this science. Seeking to minimize s adversities, scholars have pointed out a few ways, among them the use of new information and communication technologies (ICTs) is seen by many as a shortcut that can assist the teaching of the sciences to achieve good results having an enormous potential to be harnessed to a science education more efficient. Thus, the main objective of study is to analyze the contributions and educational opportunities afforded by the creation and use of an environment for learning developed through a blog, in which were inserted several features aimed for the teaching of Physics, since in the midst of these new digital tools the blog has gained prominence among educators from different areas. And, if used properly can bring major contributions. The survey was conducted in a state school in the municipality of Pires Ferreira located in the northern region of Ceará, with students from third grade of secondary school on a regular basis. It was initially created the blog Física... Em Construção with the goal of offering support for curricular contents worked in physics classes of the third grade of Secondary School through a differentiated methodology and contextualized where the blog would assume the role of intermediary and motivator, favoring therefore the process of teaching learning. The results indicate that the use of this feature can bring more interest and motivation for learning in Physics.
Weblogger;Teaching;TICs
1
89
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação entregue Alex.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

GLADESTON DA COSTA LEITE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE
JOSE ROBSON MAIA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer