• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
O ESTUDO DA CINEMÁTICA ATRAVÉS DE SOFTWARE DESAFIO CIÊNCIA
JURANDIR RODRIGUES DE MORAES
DISSERTAÇÃO
18/11/2016

A Física, como uma disciplina que compõem a grade curricular do Ensino médio, tem sido vista, por alguns alunos, como uma área do conhecimento que promove resistência e desmotivação no seu processo de aprendizagem. Alguns professores, diante da problemática, buscam novas metodologias e estratégias que estejam de acordo com a realidade do aluno, como o uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que está presente no cotidiano. Diante dessas considerações, o projeto Estudo da Cinemática, através do Software Desafio Ciência, tem o objetivo de amenizar a problemática do ensino aprendizagem, especificamente nas turmas dos primeiros anos do Ensino Médio com o intuito de diminuir a evasão e melhorar o rendimento nessa etapa de ensino. Com o uso de computadores, celulares e tablets se percebe que os alunos apresentam uma vasta experiência que se fundamenta na teoria do Ausubel na aprendizagem significativa, onde defende a importância do conhecimento prévio. O Software em estudo tem duas fases e se estrutura em forma de tabuleiro, que apresenta desafios com questões contextualizadas e fontes de ajuda em forma de áudios e blog com textos e imagens para o aluno se fundamentar. Ao acionar o dado, o personagem caracterizado por celebridade na ciência percorre as casas e ao cair nas amarelas aparecerá os desafios que vêm acompanhados de premiações, caso o aluno ou a aluna acerte, se errar haverá um áudio com imagens esclarecendo o assunto abordado e em seguida, os deméritos. O Software Desafio Ciências obteve os seguintes resultados nas turmas A e B: Na realização do pré-teste na turma A com um montante de 175 possíveis acertos obtiveram 112 acertos equivalente a 64%, e no pós-teste acertaram 132 equivalente a 75%. Na turma B, de 290 possíveis acertos obtiveram 157 equivalente a 54%, e no pós-teste acertaram 188 equivalente a 65%. Esses resultados constaram avanços na aprendizagem após o uso do Software Desafio Ciência. Esse trabalho mostra outros Softwares similares que estão em uso e foi constatada sua eficiência no processo ensino e aprendizagem.

Ensino de física;Aprendizagem;Software
Physics, as a discipline that composes the high school curriculum, has been seen by some students as an area of knowledge that promotes resistance and demotivation in their learning process. Some teachers, facing this problem, seek new methodologies and strategies which can be compatible with the reality of the students, such as the use of ICTs, Communication and Information Technology that is present our daily life. In view of these considerations, the project called The Study of the Kinematics through the Challenge Science Software, aims to ease the problems related to the learning and teaching process, specifically in the classes of the first years of the high school level in order to reduce evasion and improve their performance in this specific educational stage. With the use of computers, mobile phones and tablets it can be noticed that the students demonstrate a vast experience or a vast repertoire of knowledge, which is based on Ausubel´s theory on meaningful learning, where he defends the importance of previous knowledge. The Software under study has two phases and it is structured in the form of a board, which proposes challenges with contextualized questions and sources of help in the form of audios and blog with texts and images for the student to be based on. By throwing the dice on the board, the player playing the role of a famous person in science moves along the board spaces, and when he reaches the yellow space he can solve some challenges and win prizes if he is right. But if he is wrong, there will be an audio with images making the subject dealt with clear and then the demerit ones. The Challenge Science Software obtained the following results in the classes A and B: In the pretest the class A with an amount of 175 possible hits, we obtained 112 correct answers, equivalent to 64%, and in the posttest the students answered 132 questions correctly, which corresponds to 75%. In the class B, of 290 possible hits, we obtained 157 correct answers, which is equivalent to 54%, and in the posttest, they answered 188 correctly equivalent to 65%. These results demonstrated that the students are making great progress in their learning after the use of the Science Challenge Software. This work shows other similar Softwares that are in use and was verified its efficiency in the teaching and learning process.
Physics teaching;Learning;Software
1
171
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO -JURANDIR.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

JOSE ROBSON MAIA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer