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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
UM ESTUDO DE CASO USANDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM DIGITAIS PARA O ENSINO DA RELATIVIDADE ESPECIAL
HAMILTON VICTOR DA SILVA JUNIOR
DISSERTAÇÃO
31/08/2016

O deficiente uso das tecnologias digitais nas escolas pelos docentes é um fato apontado em diversas pesquisas educacionais. Assim, este trabalho pretende relatar a implementação de uma sequência didática através de um estudo de caso para avaliar de forma qualitativa o uso das ferramentas computacionais no ensino de Física Moderna. A Relatividade Especial é abordada com a utilização do recurso digital Scratch desenvolvido pelo MIT. O Scratch, como objeto de aprendizagem, é inserido em uma atividade prática no laboratório de informática, amparada pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel e o construcionismo de Papert. O estudo do impacto das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação foi realizado com alunos do ensino médio de uma escola pública, através da análise de respostas de questionários e de entrevistas individuais, após a aplicação do conteúdo com uso das mídias. Esta investigação qualitativa pretendeu lançar algumas pistas para a seguinte questão: "Será que a utilização das TDIC sobre tópicos de Física Moderna é um recurso pedagógico útil para alunos do ensino médio, na compreensão da Relatividade Especial?" Os resultados revelaram que se pode conseguir uma melhoria na aprendizagem destes conceitos utilizando estratégias de ensino baseadas em recursos digitais. Sem pretensões de generalizar os resultados, percebeu-se que a exploração de simulações digitais pode facilitar a aprendizagem de noções importantes da Relatividade Especial, mais pelo aspecto motivacional, sendo assim possível sua inserção no currículo do curso de Física no ensino médio.

Ensino de Física;Objetos de Aprendizagem;Tecnologias da Informação e Comunicação;Relatividade Especial
The deficient use of digital technologies in schools by teachers is a fact pointed out in various educational researches. This paper intends to report on the implementation of a didactic sequence through a case study to evaluate qualitatively the use of computational tools in Modern Physics teaching. The Special Relativity is addressed using the digital resource Scratch developed by MIT. Scratch such as learning object is inserted in a practical activity in the computer lab, based on the Theory of Meaningful Learning of Ausubel and Papert's Constructionism. The study of the impact of Information and Communication Digital Technologies was carried out with students of the high school in a public school, through the analysis of responses to questionnaires and individual interviews after the exploitation of content with use of the media. This qualitative research aimed to open some clues to the question: "Is the use of ICDT on Modern Physics topics is a useful educational resource for high school students in understanding the Special Relativity?" The results revealed that you can achieve an improvement in the learning of these concepts using teaching strategies based on digital resources. Without generalizations of the results, it has observed that the exploitation of digital simulations can facilitate the learning of important notions of relativity, more by motivational aspect, therefore being possible its insertion in the Physics course curriculum in high school.
Teaching Physics.;Learning objects.;Information Communication of Technologies.;Special Relativity.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO MNPEF - HAMILTON VICTOR DA SILVA JUNIOR.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

MARCOS ANTONIO ARAUJO SILVA
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO Docente - PERMANENTE
GILBERTO DANTAS SARAIVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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