• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
FISICABOOK: AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA PARA O ENSINO MÉDIO
FRANCISCO EVANDO NASCIMENTO DOS SANTOS
DISSERTAÇÃO
31/08/2016

O produto educacional aqui proposto trata-se de um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem colaborativo na internet para o Ensino de Física no Ensino Médio. A plataforma eletrônica, disponível na web no endereço http://www.fisicabook.com, possui versões para computadores, tablets e smartphones. Permite a alunos e professores conectados ao ambiente visualizar e interagir com os objetos virtuais criados ou indexados. Na plataforma, é possível discutir o conteúdo curricular a partir de uma rede social com alunos e professores cadastrados de forma semelhante a outras redes sociais populares. O produto educacional pode operar como ferramenta para a educação a distância, complementando o ensino abordado em sala de aula e otimizar a interação entre professor e aluno a partir de grupos de discussões, sistema de tira dúvidas, videoaulas como também disponibilizar material de apoio. O sistema possui ferramentas de comunicação, de avaliação, de disponibilização de conteúdos e de administração e organização. A ferramenta almeja estimular o Ensino Médio inovador, colaborativo, que estimule o interesse participativo do aluno e o êxito do ensino desta disciplina. O produto acompanha referencial teórico sobre conceito de Mídias na Educação, Objetos Virtuais de Aprendizagem e Guia Pedagógico do professor, com procedimentos e estratégias de ação docente. Traz relato de experiência de aplicação do referido produto educacional na escola.

Física;Tecnologia virtual;Ensino médio.
The educational product proposed here is a Virtual Collaborative Environment for Teaching and Learning on the Internet for the Physics Teaching in High School. The electronic platform is available on the website http://www.fisicabook.com and has versions for computers, tablets and smartphones. It allows students and teachers connected to the environment to view and interact with those created or indexed virtual objects. On the platform, it is possible to discuss the curricular content from a social network with registered students and teachers in a manner similar to other popular social networks. The educational product can operate as a tool for distance education, complementing the education addressed in the classroom and optimizes the interaction between teacher and student from discussion groups, solving doubts, video classes as well, provides support material for download. The system has communication tools, evaluation, provision of content and administration and organization. The tool aims to stimulate innovative high school, collaborative, that encourages participatory student interest and the success of the teaching of this discipline. The product comes on theoretical concept of Media in Education, Virtual Object Learning and Teaching Teacher Guide with teaching procedures and action strategies. It brings reporting application experiences of that educational product in school.
Physics;Virtual technology;High school
1
183
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
evando_dissertacao-mnpef-fisicabook.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA
-

Banca Examinadora

ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARCOS ANTONIO ARAUJO SILVA Docente - COLABORADOR
MAKARIUS OLIVEIRA TAHIM Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer