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Dados do Trabalhos de Conclusão

FACULDADE CÁSPER LÍBERO
COMUNICAÇÃO (33018014002P2)
A ESPETACULARIZAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NA ERA DO CAPITAL IMATERIAL
EDUARDO BRANDAO ORNELAS
DISSERTAÇÃO
01/04/2016

A presente dissertação tem o objetivo de analisar, à luz da "sociedade do espetáculo" e do conceito do capital imaterial, a utilização da noção de "sustentabilidade" como ativo econômico pelas grandes corporações. Recentemente, com a valoração social de ações que contribuem para a preservação do meio-ambiente, muitas empresas têm divulgado nos veículos de comunicação, práticas supostamente empenhadas com a causa ecológica. Quando se diz supostamente, afirma-se que algumas das reportagens publicadas por respeitáveis veículos de imprensa, para não falar das campanhas publicitárias, promovem imagens positivas dos clientes, compassadas com a preservação da natureza - e às vezes absolutamente falsas. Há - eis o argumento desta proposição - um simulacro de sustentabilidade, destinado, exclusivamente, a dar a grandes corporações -responsáveis por esgotar os recursos do planeta e poluí-lo- uma "boa imagem" pública, adequada ao espetáculo das mídias. Na atual "era da informação" (termo utilizado por Castells em algumas de suas obras), praticar "maquiagem verde" - "Greenwashing" - ou simulacros, em lugar de manter uma prática de fato sustentável, pode desvalorizar os ativos da empresa e reduzir lucros, ou ainda se transformar em caos e perdas efetivas, em caso de descoberta do simulacro. Ao longo deste processo, haverá constante diálogo com alguns autores relevantes da área de Comunicação e das Ciências Sociais, tais como Guy Debord, Jean Baudrillard, Milton Santos, Manuel Castells, Karl Marx, André Gorz e Cláudio Coelho, que servirão de suporte teórico.

Comunicação;Sustentabilidade;Capital Imaterial;Simulacro;Maquiagem verde
This dissertation aims to examine, in the light of the "spectacle society" and the concept of intangible capital, the use of term "sustainability" as an economic asset by large corporations. Recently, with the social valuation of actions that contribute to the preservation of the environment, many companies have released in the vehicles of communication practices allegedly committed with the ecological cause. When we say allegedly or supposedly, it is stated that some of the reports published by reputable media outlets, as well as advertising campaigns, promote positive images of customers, rhythmic with the preservation of nature - and sometimes absolutely false. This is here the argument of this proposition, a semblance of sustainability, designed exclusively to give large corporations - responsible for depleting the planet´s resources and pollute it - a good public image, appropriate to the spectacle of the media. In the current "information age" (term used by Castells in some of his works), practicing "greenwashing" or simulacrums instead of maintaining a real practise of sustainability, if discovered, may devalue the company's assets and reduce profits, or turn into chaos and losses. Throughout this process, there will be constant dialogue with some relevant authors of the Communication area and Social Sciences, such as Guy Debord, Jean Baudrillard, Milton Santos, Manuel Castells, Karl Marx, André Gorz and Cláudio Coelho, who will serve as theoretical support.
Communication;Sustainability;Immaterial Capital;Simulacrum;Greenwashing
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PORTUGUES
FACULDADE CÁSPER LÍBERO
O trabalho possui divulgação autorizada
EDUARDO BRANDÃO ORNELAS.pdf

Contexto

COMUNICAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE
PROCESSOS MIDIÁTICOS: TECNOLOGIA E MERCADO
COMUNICAÇÃO & INTERDISCIPLINARIDADE

Banca Examinadora

MARCELO SANTOS DE MORAES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
SIMONETTA PERSICHETTI Docente - PERMANENTE
JOSE RODRIGO PAULINO FONTANARI Participante Externo

Vínculo

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Sim
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