• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM HISTÓRICO-EXPERIMENTAL DA LEI DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA DE FARADAY À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
MARLON LABAS
DISSERTAÇÃO
09/09/2016

O ensino de Física vem sendo realizado, especialmente no Ensino Médio, mediante a apresentação de conceitos, equações e leis que servem para explicar e modelar fenômenos da natureza. Sendo muito comum que essa abordagem aconteça somente no âmbito teórico, o que, na maior parte das situações, solicita um grande esforço de abstração por parte dos alunos. Ainda que a experimentação represente uma parte importante e não dissociada do ensino de ciências, a ausência de uma realização sistemática desse tipo de atividade é comum no ensino da Física. Reconhecendo esse problema, nesse trabalho apresentamos resultados da inclusão de atividades experimentais e simulação computacional, aplicadas para o ensino e abordagem de conceitos relacionados à lei da indução eletromagnética de Faraday. A base teórica adotada nesse tipo de enfoque foi a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e avaliamos qualitativamente a aprendizagem dos alunos utilizando a elaboração de mapas conceituais, antes e depois da abordagem do assunto em questão, algo similar ao que propõe Novak. A proposta didática foi oferecida inicialmente a 51 estudantes de duas turmas de terceiras séries do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Barão de Antonina, localizada em Mafra – SC, no ano letivo de 2015. A carga horária total para a execução da proposta foi de 10 aulas de 45 minutos cada. Veremos que o uso dessa estratégia de ensino e avaliação rendeu belos trabalhos, avanços conceituais e evidências de aprendizagem significativa por parte dos alunos. Finalmente, as práticas didáticas também serviram para a organização de um manual destinado a professores do Ensino Médio, um produto deste mestrado, o qual inclui: planos de aula, textos de apoio e roteiros e descrição de kits experimentais.

Ensino de Física, aprendizagem significativa, experimentação, lei da indução eletromagnética de Faraday.
The physics teaching has been done, especially in high school, by presenting concepts, equations and laws that serve to explain and to model phenomena of nature. It is very common that this approach only happens in the theoretical scope, which, in most situations, requires a great effort of abstraction by the students. Although the experimentation represents an important part and not dissociated from the teaching of science, the absence of a systematic realization of this type of activity is common in the physics teaching. Recognizing this problem, in this paper we present results of the inclusion of experimental activities and computational simulation, applied to teaching and approach of concepts related to the Faraday's law of electromagnetic induction. The theoretical basis adopted in this type of approach was the theory of meaningful learning of Ausubel and we evaluated qualitatively the student learning using the elaboration of conceptual maps before and after the approach to the subject in question, similar to what is proposed by Novak. The didactic proposal was initially offered to 51 students of two classes of third grade of high school of Escola de Educação Básica Barão de Antonina, located in Mafra - SC, in the academic year 2015. The total time for the implementation of this proposal was 10 lessons of 45 minutes each. We will see that the use of this teaching strategy and evaluation yielded beautiful works, conceptual advances and evidence of significant learning by the students. Finally, those teaching practices also served to the organization of a handbook for high school teachers, a product of this master degree, which includes: lesson plans, texts of support, experimental scripts and description of experimental kits.
Ensino de Física, aprendizagem significativa, experimentação, lei da indução eletromagnética de Faraday.
1
192
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho possui divulgação autorizada
Marlon Labas exemplar da biblioteca.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Formação continuada de professores de Física: Uma propostade abordagem histórico-experimental da Lei de Faraday a luz da teoria da aprendizagem significativa.

Banca Examinadora

FABIO AUGUSTO MEIRA CASSARO
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
HERCULES ALVES DE OLIVEIRA JUNIOR Docente - PERMANENTE
LUIZ ANTONIO BASTOS BERNARDES Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
DO MAGNETISMO À LEI DA INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA DE FARADAY TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer