• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma abordagem experimental com ênfase em algumas interações da luz com a matéria
ROMEU NUNES DE FREITAS
DISSERTAÇÃO
22/09/2016

Frente ao desafio de inserir assuntos de Física Moderna e Contemporânea no nível médio da Educação Básica, efetuou-se o desenvolvimento do Produto educacional intitulado – O Fóton em Foco: relações entre cor, frequência e energia de radiações eletromagnéticas – e a análise decorrente da aplicação do mesmo. O material produzido consiste em uma unidade didática composta por quatro Aulas, nestas a concepção de fóton é trabalhada sob os enfoques teóricos relacionados ao efeito fotoelétrico, ao funcionamento de LEDs e aos sensores fotodiodos. Na citada proposição de Ensino de Física, foram levados em conta: as teorias da aprendizagem significativa de Ausubel e da mediação de Vygotsky como marco referencial teórico; o uso de atividades experimentais como meios potencialmente facilitadores em uma perspectiva investigativa na qual o educando possa assumir uma postura mais ativa no respectivo processo de ensino-aprendizagem; e a contextualização da Física abordada em sala de aula para que os educandos possam compreender alguns dispositivos empregados à sua volta ante o atual desenvolvimento científico e tecnológico. Da aplicação do Produto educacional em duas realidades de ensino, a proposta de ensino desenvolvida pode ser considerada como uma ferramenta potencial para a inserção de Física Moderna e Contemporânea.

Fóton. Contextualização da Física. Experimentação no Ensino de Física.
Facing the challenge to insert topics of Modern and Contemporary Physics in basic education high school, the educational Product called – Focus on Photon: relations between color, frequency and electromagnetic radiation energy – was developed, and its application was analyzed. The material produced consists of a teaching unit comprising four lessons in which the concept of photon is worked through theoretical views related to the photoelectrical effect, LEDs functioning and photodiode sensors. This proposition to teach Physics took the meaningful learning theory presented by Ausubel and Vygotsky’s mediation as theoretical background. The use of experimental activities as facilitators of a more active posture regarding the teaching-learning process along with the contextualization of Physics approached in the classroom aimed at providing students with a better understanding of some of the devices employed around them under the light of the current scientific and technological development. Taking into consideration the results of applying this educational Product to the teaching reality, the teaching proposal developed can be considered as a potential tool to insert Modern and Contemporary Physics to the high school curriculum.
Photon;Physics Contextualization, Experiments in Physics Teaching.
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: uma abordagem experimental com ênfase em interações da luz com a matéria

Banca Examinadora

ANDRE MAURICIO BRINATTI
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANTONIO SERGIO MAGALHAES DE CASTRO Docente - PERMANENTE
IRAMAIA JORGE CABRAL DE PAULO Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Não

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O FÓTON EM FOCO: RELAÇÕES ENTRE COR, FREQUÊNCIA E ENERGIA DE RADIAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS. TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer