Devido ao avanço da Ciência Moderna, a sociedade encontra-se imersa em uma
realidade de inovações tecnológicas. Desta forma, torna-se grande a importância do
debate acerca da influência da Ciência e da Tecnologia sobre a vida da população.
Sendo assim, optou-se por uma discussão relacionada a Física Nuclear e suas
aplicações, uma vez que, acidentes nucleares, testes militares, melhorias nas
técnicas de tratamento na área médica, tem ganho relativo destaque nestes últimos
anos. Nesta realidade, o ambiente escolar desempenha um papel relevante na
mediação do debate, uma vez que, é de competência da escola a formalização do
conhecimento adquirido pelo estudante através, principalmente, do senso comum. A
partir, então, da análise de diálogos com alguns professores de Física do Ensino
Médio, de pesquisa realizada pela internet de programas e sugestões de abordagem
de Física Nuclear no contexto escolar e dos livros didáticos adotados pelas Escolas
Públicas do Estado do Paraná, distribuídos através do Programa Nacional do Livro
Didático (PNLD), verificou-se que temas relacionados à Física Nuclear, apesar de
sua abordagem ser considerada relevante por inúmeros professores, ela ainda
ocorre de forma bastante restrita, principalmente por conta da complexidade no
tratamento dos fenômenos, do extenso programa de Física em relação à carga
horária, além de um despreparo por parte de professores, o que gera insegurança
na abordagem de tais conteúdos. Desta forma, como parte integrante deste trabalho,
foi desenvolvido um produto educacional, elaborado a partir de uma criteriosa
transposição didática sobre tópicos de Física Nuclear, tendo como objetivo, auxiliar
na formação do estudante, principalmente no que compete a um posicionamento
crítico frente ao uso de energia de origem nuclear. O produto educacional propõe
uma abordagem dentro de uma contextualização histórica, social, cultural e política,
como propõe o movimento CTS, uma vez que, a Ciência é fruto de uma evolução
humana, não podendo então ser neutra. A proposta foi aplicada em uma turma de
Ensino Médio, do curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental, na modalidade Integrada, do Colégio Estadual
Barão de Antonina, Rio Negro, Paraná, no período de novembro e dezembro de
2015.