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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS E DAS TÉCNICAS E EPISTEMOLOGIA (31001017121P0)
ISOMORFISMOS PSICOFISIOLÓGICOS NA EXPRESSÃO DA ARTE ABSTRATA: UM ESTUDO DE CASO AUTOBIOGRÁFICO
DANILO ANDRADE DE MENESES
DISSERTAÇÃO
03/03/2016

Ordem no caos, ordem no ruído, ordem nos aparentes acasos da criação artística. Esta dissertação gravita em torno do estudo das relações de ordem, da estatística tradicional às geometrias não euclidianas, conforme representadas nos fractais, de maneira a questionar, teórica e experimentalmente, até que ponto as formas numa pintura abstrata revela aspectos estruturais e dinâmicos das respostas de condutância de pele do artista no ato da criação, desta forma endereçando a possibilidade de relações isomórficas entre o comportamento biológico do artista desenvolvido durante a criação da obra, e obra em si mesma. A questão germinal que o autor tem em mente diz respeito às pareidolias que se expressam caracteristicamente e espontaneamente em sua coleção de pintura abstrata: seriam estas pura imaginação ou seriam consequências de um processo caótico como os descritos para a dinâmica de fluidos? Seriam ambos aspectos de um processo único? Os relatos em primeira pessoa foram complementares aos dados científicos na forma de narrativa autobiográfica conforme discutido neste volume. Inevitavelmente, a consideração da possibilidade de confluências formais entre obra e criador levou o autor a explorar questões estratégicas de fundamentação teórica. É aceitável que processos híbridos - artísticos e científicos – de criação de conhecimento possam validar interpretações científicas? É válida uma ciência que considere a subjetividade e objetividade no mesmo patamar, quando nos referimos à cognição humana? Qual é a origem da arte abstrata e por que esperamos tanto para nos referirmos a ela como um estilo emergente, em meados do século XX? O que de fato é esse sistema ruidoso, esse sistema de inteligência na arte abstrata, capaz de produzir em seu clímax o abstracionismo fractal?

Neuroepistemologia experimental;Criatividade;Ordem no ruído;Arte Abstrata;Dinâmica fractal
Order out of chaos, order in noise, order in apparent accidents of artistic creation. This master’s dissertation gravitates around the study of order relations from traditional statistics to non-Euclidean geometry, as represented by fractals, in order to question, theoretically and experimentally, to what extent forms into an abstract painting resembles the structural and dynamic aspects of the Artist’s galvanic skin responses in the act of creation, in this way addressing the possibilities of isomorphic relations between the artist’s biological behavior established during artwork creation and the artwork per se. All assays and all measurements herein included were performed by and from the artist – author of this thesis manuscript. The germinal question the author has in mind regards to the pareidolias that arise characteristically and spontaneously in his abstract painting collection: would them be ascribable to pure imagination or would it be consequence of a chaotic process as associated to fluid dynamics? Would both be aspects of a single process? The first-person accounts were complementary to scientific data in the form of autobiographical narrative, as discussed in this volume. Inevitably, the consideration of the possibility of formal confluences between work and creator led the author to explore strategic questions of theoretical foundation. Is it acceptable that hybrid processes - artistic and scientific – of knowledge creation could validate scientific interpretations? Is it acceptable to consider the subjectivity and objectivity at the same level, when referring to human cognition? What is the origin of abstract art and why have we waited so long to refer to it as an emerging style, in mid of the twentieth century? What in fact is this noisy, intelligent system in abstract art, which is able to produce a fractal abstraction climax?
Experimental Neuroepistemology;Creativity;Order in noise;Abstract art;Fractal dynamics
1
182
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
DaniloMeneses.pdf

Contexto

HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E DA TÉCNICA
EPISTEMOLOGIA, LÓGICA E TEORIAS DA MENTE
EPISTEMOLOGIA, LÓGICA E TEORIAS DA MENTE

Banca Examinadora

MAIRA MONTEIRO FROES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JOSE OTAVIO MOTTA POMPEU E SILVA Docente - PERMANENTE
EVANDRO VIEIRA OURIQUES Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
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