Nesta pesquisa, investigamos como alunos do Ensino Médio produzem argumentação, em artigos de opinião, sobre o caso Francisca do Socorro, no município de Milagres/CE. Para tanto, o objetivo geral cumpre analisar a construção do processo argumentativo no gênero proposto, principalmente no que diz respeito à temática cultural e ao contexto escolar dos alunos, focando nas contribuições da argumentação para ensino de Língua Portuguesa, bem como para o processo cultural do município. Quanto aos objetivos específicos, pretendemos: (a) identificar e interpretar como são construídos, nos artigos de opinião, as teses, as figuras da presença, os valores e suas hierarquias; (b) compreender a cultura como inerente ao ensino de Língua Portuguesa, considerando sua contribuição para os valores e para os aspectos sociais da formação histórica dos sujeitos envolvidos nos espaços de formação humana e na construção da identidade do cidadão. A discussão, teoricamente, está fundamentada nos estudos da Argumentação da Nova Retórica, de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014); nos estudos relacionados a essa teoria, como no caso de Souza (2003, 2008), Abreu (2009), Reboul (2004) e Fiorin (2014); na teoria dos gêneros do discurso, desenvolvida por Bakhtin (2003) e nos estudos do Ensino de Língua Portuguesa como língua materna, estabelecidos por Antunes (2003), Marcuschi (2002), Geraldi (1996, 1997), dentre outros. Nesse sentido, realizamos uma pesquisa interventiva, de cunho descritivo-analítica. Optamos pela abordagem qualitativa, pois abordamos a produção textual, com base: na temática cultural que remete ao contexto dos alunos; nos aspectos referentes ao interesse pela temática local; na organização dos argumentos; na valorização e no reconhecimento da cultura do município; e na motivação para a escrita. Utilizamos, também, os métodos dedutivo e indutivo, conforme discutidos por Fachin (2006), que permitiram traçar caminhos em torno do objeto de estudo. O corpus é constituído de doze (12) artigos de opinião, escritos por alunos do primeiro ano do curso de Finanças da E.E.E.P. Irmã Ana Zélia da Fonseca, localizada no município de Milagres/CE. Os resultados apontam que os artigos de opinião, sobre a temática em foco, destacam quatro grandes teses: (1) a morte de Francisca do Socorro, além de uma marca trágica no histórico da cidade, também ampliou a fé da população, pois a tem como uma santa; (2) o ocorrido com Francisca do Socorro, mesmo não sendo em uma época em que a violência era comum, teve grande repercussão na cidade de Milagres/CE; (3) a impunidade é uma das principais causas de crimes relacionados ao estupro, à agressão e ao assassinato de mulheres; e (4) Francisca do Socorro tornou-se o símbolo das mulheres que morrem vitimadas por violência sexual. A pesquisa nos permitiu compreender que o trabalho voltado para a articulação entre argumentação e o contexto sócio-cultural, sobretudo, em aulas de Língua Portuguesa, poderá contribuir, significativamente, para o ensino e para a aprendizagem da produção textual no Ensino Médio e para o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva sobre a realidade.