A arborização de acompanhamento viário é um importante componente da infraestrutura urbana e da saúde pública nas cidades. O projeto de arborização vinculado ao planejamento urbano, permitiria um ambiente mais saudável e, com isso a redução de impactos negativos, tanto para a árvores, quanto para o entorno. Neste contexto, o objetivo principal desta pesquisa foi estudar a relação entre os parâmetros de uso e ocupação do solo e a arborização de acompanhamento viário na Cidade de Maringá, Paraná, Brasil. Deste modo, procurou-se relacionar a arborização de acompanhamento viário com os parâmetros urbanísticos de uso e ocupação do solo, tais como: localização, características do lote, características quantitativas e qualitativas das edificações, marquises e fachadas, sistema viário e rede de distribuição de energia elétrica. As áreas objeto de estudo foram definidas conforme Lei de Uso e Ocupação do Solo em três áreas com ocupação distinta: zona residencial (ZR2), zona comercial (ZCC) e zona especial (ZE1). Para a pesquisa de levantamento em campo, estruturou-se uma planilha desenhada a partir de duas vertentes: parâmetros de ocupação do solo e arborização de acompanhamento viário. Adotou-se o levantamento censo total, ou seja, todos os indivíduos arbóreos e os parâmetros de ocupação do solo onde há árvore em sua face, foram avaliados. Desenvolveu-se um método que permitiu avaliar 52 parâmetros, sendo 25 referentes ao uso e ocupação do solo e 27 para avaliação da arborização de acompanhamento viário. Com isso, determinou-se o grau de compatibilidade das árvores com o uso e ocupação. Os resultados permitiram relacionar as árvores com os parâmetros de uso e ocupação do solo. Na ZCC, visualizou-se uma diversidade de edificações, fruto de uma área antiga estabelecida no planejamento urbano da cidade. Nas ZE1 e ZR2 observou-se uma padronização das edificações, devido à ocupação urbanística relativamente recente, anos de 2006 e 2011, respectivamente. Na ZR2 a opção do plantio por árvores de porte médio, largura compatível de calçadas e vias de rolamento e, principalmente a exigência de recuo frontal predial, demonstrou adequação aos parâmetros de uso e ocupação do solo. Particularmente na ZE1, apesar das árvores demonstrarem adequação aos parâmetros, o embasamento predial das edificações poderá, no futuro, designar uma incompatibilidade com a abertura da copa dos ipês brancos. Por fim, conclui-se que a compatibilidade da arborização viária com os parâmetros de uso e ocupação do solo defendidos nesta tese, resultará em uma gestão mais eficaz que reduzirá os impactos negativos às edificações e aos transeuntes. Neste sentido, é necessário articular a ligação entre sistemas ecológicos e sistemas sociais, procurando tornar compatível a arborização viária com os parâmetros de uso e ocupação do solo.