O presente resumo refere-se à dissertação de mestrado profissional submetida ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cujo objetivo é desenvolver um caderno didático-pedagógico para os professores da educação infantil como produto educacional. A proposta desse caderno didático-pedagógico é sugerir sequências didáticas que explorem os conceitos de classificação, inclusão de classe, seriação, correspondência termo a termo e conservação. De acordo com Piaget (1975), tais conceitos são fundamentais para a construção do conhecimento lógico-matemático e para formação da estrutura numérica. Segundo Piaget (1976) desde os primeiros anos as crianças desenvolvem os fundamentos matemáticos, e por meio do contato com atividades matemáticas irão construir o seu conhecimento lógico-matemático. Sendo assim, buscou-se nesta pesquisa responder a seguinte pergunta: “Que tipo de atividade deve ser proposta para que a criança na faixa etária de cinco a seis anos de idade, que frequenta a Educação Infantil, construa o conceito do número segundo a perspectiva Piagetiana?”. A partir do problema, essa investigação foi realizada na forma de pesquisa aplicada através do desenvolvimento do caderno didático-pedagógico. Também foi elaborada uma pesquisa bibliográfica referente aos conceitos necessários para construção do número na Educação Infantil. Os dados foram coletados em teses, dissertações e artigos elaborados nos últimos cinco anos e presentes em bancos de dados como periódicos CAPES, INEP, Scielo, BVS-Psi, bibliotecas digitais. Como descritores foram utilizados os seguintes termos: ensino de matemática na Educação Infantil, construção do conceito de número, atividades envolvendo o conceito de números e Piaget e conceito de número. Os teóricos que deram sustentação a pesquisa são: Carvalho (2010), Kamii (1990), Kramer (1994), Miguel (2005), Piaget (1970, 1975,1976, 1982, 1996) e Souza (2010). Por fim, foi realizado um curso presencial de formação continuada com uma carga horária de 40 horas, voltado para os professores da Educação Infantil, na cidade de Joinville, Santa Catarina. O objetivo desse curso foi buscar sugestões dos professores da Educação Infantil referente à melhorias e atualizações para o aprimoramento do caderno didático-pedagógico.