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Dados do Trabalhos de Conclusão

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
Ciência e Tecnologia de Alimentos (32048017001P9)
Avaliação e intervenção educativa nos processos de comunicação do início de fabricação de produtos dispensados de registro na vigilância sanitária de Uberlândia, MG
KATIUCE APARECIDA DE OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
16/06/2017

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divide os produtos de sua competência de fiscalização em duas categorias: os produtos de registro obrigatório (registro deve ser solicitado ao órgão) e os produtos dispensados de registro (necessitam comunicar início de fabricação à vigilância sanitária municipal ou estadual). Tendo em vista a importância da rotulagem na comunicação com o consumidor, a Vigilância Sanitária de Uberlândia, MG utiliza este mecanismo para regulamentar os rótulos dos produtos produzidos no município. Para esta comunicação na Vigilância Sanitária de Uberlândia, as empresas devem apresentar o processo de início de fabricação de produtos dispensados da obrigatoriedade de registro (Anexo X) que deve conter a seguinte comunicação: cópia do alvará sanitário, cópia da documentação do produtor da embalagem primária, formulário de comunicação de início de fabricação de produtos dispensados de registro e rótulos dos produtos comunicados. Porém, esta regulamentação tem enfrentado problemas, pois muitas empresas possuem dificuldades na adequação dos rótulos de seus produtos além da dificuldade em montar o referido processo e preencher adequadamente os formulários. O apoio técnico do setor de fiscalização não possui treinamento especifico sobre esta legislação e procedimentos do processo de anexo X, o que dificulta na orientação das empresas durante a fiscalização. O objetivo deste estudo foi investigar as principais não conformidades existentes nos processos de anexo X apresentados pelas empresas à Vigilância Sanitária de Uberlândia, MG, aplicar treinamento ao apoio técnico do órgão e minicurso aos responsáveis pelas empresas e avaliar a eficiência e eficácia dessas ações. Foi realizado levantamento dos pareceres técnicos dos processos de comunicação de início de fabricação dos produtos dispensados de registro nos anos 2012 a 2016. Foram analisados quais foram os documentos não apresentados no processo, os erros no preenchimento do formulário de comunicação de início de fabricação de produtos dispensados da obrigatoriedade de registro e irregularidades nos rótulos dos produtos comunicados. Após este levantamento, foi aplicado minicurso ao apoio técnico da vigilância Sanitária de Uberlândia, MG e aos responsáveis pelas empresas de Uberlândia, sobre a legislação de rotulagem de alimentos e os produtos dispensados de registro. Para avaliação da eficácia destas ações, foi aplicado aos participantes questionário de avaliação do nível de aproveitamento (no início e final do curso) e ficha de avaliação de satisfação do curso (ao final do curso). Além disso, foi disponibilizado aos responsáveis pelas empresas apoio técnico e os mesmos responderam a ficha de avaliação de satisfação deste serviço. Para avaliação da eficiência das ações educativas, foi realizada a avaliação dos processos de anexo X apresentados após a aplicação dessas ações com comparação dos resultados obtidos antes da aplicação dessas ações. Quanto aos processos de anexo X avaliados nos anos de 2012 a 2016, dos 169 processos avaliados somente 4 conseguiram aprovação, observando grande porcentagem de erros nos rótulos se comparada com as avaliações encontradas na literatura. Os minicursos aplicados ao apoio técnico e às empresas foram eficazes (com número de acertos no final maior que no início), com diferença significativa (p<0,05). Quanto à eficiência das ações educativas, os processos de anexo X apresentados após a aplicação das ações educativas não obtiveram a melhora esperada se comparado com os processos avaliados antes da aplicação dessas ações. Em curto prazo, as ações educativas não obtiveram resultado imediato, sendo necessária a continuidade dessas ações para obtenção de resultados satisfatórios a longo prazo.

Produtos dispensados de registro;Rotulagem;Treinamento;Vigilância
The Brazilian Health Regulatory Agency (Anvisa) divides the products under its supervisory jurisdiction into two categories: mandatory registration products (the registration must be requested from the agency) and products that are exempt from registration (which need a production start report for the city´s or state´s Health Surveillance Bureau). Considering the food labeling importance to provide a proper communication with the consumer, the Health Surveillance of Uberlândia city, MG uses this mechanism to regulate the labels of the products which are manufactured in the city. To make this report at the Uberlândia´s Health Surveillance Bureau – Food Division, the companies may submit a Products Exempt from Registration Start of Manufacture (Annex X) which must contain the following documents: a Sanitary Certificate copy, the primary package manufacturer documents, the start of manufacture form and the products labels. However, this regulation has being facing problems since many companies have difficulties to adjust their products´ labels, elaborate the processes and fill out the forms correctly. The inspection department´s technical support do not have specific training on this legislation and about the Annex X process, which hinders a good guidance during inspections. The objective of this study was to investigate the main unconformities in the Annex X processes submitted by the companies to the Uberlândia´s Health Surveillance Bureau – Food Division, to offer training to the department´s technical support, a mini course to the companies´ people in charge and evaluate the efficiency and effectiveness of this actions. It was made a survey of the processes´ technical reports from the years 2012 to 2016. The missing documents, the incorrect form filling and the label´s irregularities were analyzed. After this survey, a mini-course on Food´s Labeling Legislation and about the products exempt from registration was offered to the Uberlândia´s Health Surveillance Bureau – Food Division technical support staff and to the city´s companies´ people in charge. In order to evaluate the effectiveness of these actions, a achievement level assessment questionnaire (at the beginning and at the end of the course) and a course satisfaction assessment form were answered by the participants. In addition, technical support was provided to the companies´ people in charge and a satisfaction evaluation form was also filled out. In order to evaluate these educational actions effectiveness, the Annex X Processes submitted after the actions were analyzed in comparison with those submitted before. Regarding the Annex X processes analyzed between the years 2012 and 2016, from the 169 processes, only 4 obtained approval, observing a large percentage of labels´ errors comparing to the evaluations found in the literature. The mini-courses offered to the department´s technical support and to the companies were effective (with number of hits at the end greater than at the beginning), with a significant difference (p<005). Regarding the efficiency of the educational actions the Annex X processes submitted after the mini-courses did not obtain the expected improvement when compared to the processes analyzed before them. In a short term, the educational actions did not obtain immediate results, which requires the continuity of these educational actions in order to obtain satisfactory results in a long term.
Products exempt from registration;Labeling;Training;Food surveillance
1
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PORTUGUES
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada
43 - Katiuce Aparecida de Oliveira.pdf

Contexto

CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS
SEGURANÇA ALIMENTAR E MEIO AMBIENTE
SEGURANÇA ALIMENTAR

Banca Examinadora

FERNANDA BARBOSA BORGES JARDIM
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
RICARDO TOMAZ DA SILVA Participante Externo
DANIELLE FREIRE PAOLONI Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Empresas
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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