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UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Linguísticos (28002016012P3)
A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DA MULHER NO MERCADO DE TRABALHO A PARTIR DA REVISTA EXAME
JACKELINE DE AZEVEDO SILVA
DISSERTAÇÃO
16/02/2017

Este estudo refere-se a uma pesquisa que busca analisar a construção discursiva da Mulher, no mercado de trabalho, a partir da revista Exame. Através deste tema, pretende-se retomar os sentidos que permeiam o modelo de mulher e a sua relação com o mercado de trabalho, a partir da representação da mesma, na Revista Exame, que é uma revista de cunho empresarial, direcionada a debater questões relativas à carreira, negócios e economia. A partir dessa análise, será possível inquirir como ocorre a construção discursiva da imagem da mulher nos espaços públicos e privados, sendo tal estudo, portanto, importante para a compreensão do que é ser “mulher” no âmbito mercadológico, e de como a sua imagem circula, socialmente. O escopo teórico está centrado na Análise de Discurso pecheutiana, tendo como base os estudos de Orlandi (2010) e Pêcheux (1997 2002). Desse modo, algumas categorias, tais como as marcas dos já ditos sobre as mulheres no ambiente profissional, que constituem o interdiscurso, bem como as formações discursivas e ideológicas, nas quais as mesmas são representadas na revista Exame, são de relevância teórica para esse projeto. Com base no corpus selecionado, através da Revista Exame, destacamos textos escritos e imagéticos que circulam no Brasil e que revelam uma dada imagem da “Mulher”, observando o modo como a mesma é caracterizada discursivamente num ambiente empresarial que, até pouco tempo atrás, era essencialmente masculino. Vale ressaltar ainda que, apesar de ser colocada no espaço empresarial, prevalece, em relação à mulher, uma construção discursiva masculinizada, como será possível observar na análise dos dados. Assim, é possível observar a tensão entre a liderança e o papel atribuído socialmente à mulher como dona de casa e mãe, e, ao mesmo tempo, a diferenciação entre homens e mulheres, colocando-os em lugares diferentes na sociedade. Dessa forma, observando que nenhum discurso surge aleatoriamente de modo completamente isolado, mas sempre a partir de um já dito, de uma rede de pré–construídos, procura-se, então, observar a forma como os já-ditos sobre a mulher (que podem ser identificados, discursivamente, desde a escritura da Bíblia) ecoam nos discursos veiculados por tais revistas, trazendo em si gestos do interdiscurso, do já dito sobre a mulher em sua relação com o trabalho. Os resultados apontam para a tensão do espaço de mãe, dona de casa e empresária, construída nessas revistas, além de uma masculinização da figura da mulher, quando ela ocupa cargos de chefia.

Análise do discurso;Mercado de trabalho;Mulher
The present study is related to a research that aims to analyze the woman’s discursive construction in job market from Exame magazine. Throughout this theme, it is intended to resume the senses that permeate the woman’s standard and its relation with the job market, form her representation on Exame magazine, which is a business magazine, aimed to debate questions concerning career, business and also economy. From this analysis, it is possible to inquire how the woman’s image is discursively constructed in public and private spaces, thus, this study is important in order to understand what being “woman” is on marketing environment and how her image circulates socially. The theory is based on Pêcheux Discourse Analysis, especially Orlandi’s (2010) and Pêcheux’s (1997; 2002). Therefore, some categories are theoretically relevant for this work, such as “pre-said” marks about women on professional environment which constitute the interdiscourse, as well as the ideological and discursive formations on which they are represented on Exame magazine. Based on the selected corpus, from the magazine it is highlighted imaginary and written texts that circulate in Brazil and show a certain image of the “woman”, observing how the woman is discursively characterized in business environment, in which, until some time ago, it was essentially masculinized. Even if the woman is inserted in the business environment, her discursive construction is still masculine, as shown here later with the data analysis. So, it is possible to observe the tension between leadership and the social role as housewife and mother given to the woman, and, at the same time, the difference between men and women, putting them in different places in society. This way, observing that no discourse comes from nowhere and isolated, but always based on something previous, about the women, for instance, it can be traced back from the Bible, so these “pre-said” statements echo in discourses brought by these magazines, bringing along gestures of the interdiscourse, the pre-said about the women in their work relation. The partial results point to the tension about the mother, housewife and businesswoman spaces, built by these magazines. This will help adding a masculinization of the women’s figure when she stands in a leadership position.
Discourse Analysis;Women;Job Market
1
139
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada
JACKELINE AZEVEDO Dissertaçao.pdf

Contexto

LINGUAGEM E SOCIEDADE
PRÁTICAS TEXTUAIS E DISCURSIVAS
ENTRE AMÉLIAS E AMÁLIAS; A REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA DAS MULHERES: CORPO, LAR, TRABALHO E CASAMENTO NAS REVISTAS DA DÉCADA DE 50

Banca Examinadora

PALMIRA VIRGINIA BAHIA HEINE ALVAREZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
ANDRE LUIZ GASPARI MADUREIRA Participante Externo
CARLA LUZIA CARNEIRO BORGES Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
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