• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
EDUCAÇÃO E CULTURA (15001016082P9)
O IDEB E A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM CAMETÁ-PA: REFLEXÕES ACERCA DA CULTURA DOS RESULTADOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
JOAO MIRANDA FURTADO
DISSERTAÇÃO
28/04/2017

A pesquisa situa os conceitos de desempenho escolar/avaliação/ qualidade da educação como indicadores para analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em uma escola pública do município de Cametá-Pa. Tem como objetivo analisar a relação entre os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a melhoria na qualidade social da educação, em particular na escola pública municipal de Cametá-Pa. A metodologia toma a abordagem qualitativa como base, tendo como tipo de pesquisa o estudo de caso. Dentre as técnicas de levantamento de dados optou-se pela observação e entrevista semiestruturada. Os dados para análise foram coletados a partir das falas de atores sociais (equipe gestora e professores) participantes das atividades desenvolvidas em uma escola pública municipal que figura como instituição destaque do IDEB no ranking municipal, nas séries iniciais do Ensino Fundamental (2009, 2011 e 2013). Dentre os autores que balizam a revisão da literatura podemos citar Calderano (2013), Dourado (2009), Cabral Neto (2009),Freitas (2007), Oliveira (2005), Dias Sobrinho (2004) Luckesi (2002), Vasconcelos (1994), entre outros. A pesquisa permite afirmar que a elevação dos resultados do IDEB na escola pesquisada nos anos observados podem ocultar problemas presentes na instituição, como as condições de funcionamento, infraestrutura ainda inadequada, ausência de equipamentos e materiais didáticos necessários à prática pedagógica. Os resultados apontam que as avalições externas não consideram as múltiplas dimensões da escola e gera um modelo de avaliação que responsabiliza a própria escola e/ou sistema educacional pelo sucesso ou fracasso, favorecendo ao rankeamento entres as escolas e seus sistemas de ensino. Embora a escola pública pesquisada tenha conseguido êxito no IDEB, no entanto, há outras implicações no âmbito da escola que fragilizam a conquista de uma educação de qualidade social.

Avaliação externa;IDEB;qualidade do ensino;qualidade social.
The research situates the concepts of school performance / evaluation / quality of education as indicators to analyze the Basic Education Development Index (IDEB) in a public school in the municipality of Cametá-Pa. It aims to analyze the relationship between the results of the Basic Education Development Index (IDEB) and the improvement in the social quality of education, particularly in the municipal public school of Cametá-Pa. The methodology takes the qualitative approach as a base, having as study type the case study. Among the techniques of data collection, we opted for observation and semi-structured interviews. The data for analysis were collected from the speeches of social actors (management team and teachers) participating in the activities carried out in a municipal public school that is a prominent institution of the IDEB in the municipal ranking, in the initial series of Elementary School (2009, 2011 and 2013). Among the authors of the literature review are Calderano (2013), Dourado (2009), Cabral Neto (2009), Freitas (2007), Oliveira (2005), Dias Sobrinho (2004) and Vasconcelos ), among others. The research allows to affirm that the elevation of IDEB results in the school studied in the observed years can hide problems present in the institution, such as operating conditions, inadequate infrastructure, lack of equipment and didactic materials necessary for pedagogical practice. The results indicate that the external evaluations do not consider the multiple dimensions of the school and end up generating an evaluation model that blames the school and / or educational system for success or failure, favoring rankings between schools and their education systems. Although the public school in question has been successful in the IDEB, however, there are other implications within the school that end up weakening the achievement of quality social education.
External evaluation;IDEB;quality of teaching;social quality
1
113
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
TEXTO DISSERTAÇÃO FINAL.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BÁSICA, TECNOLOGIAS, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMAZÔNIA
EDUCAÇÃO BÁSICA, TECNOLOGIAS, TRABALHO E MOVIMENTOS SOCIAIS NA AMAZÔNIA
Valorização e Carreira Docente no contexto das políticas municipais de educação no Pará: Diretrizes e perspectivas de Cametá a partir do PAR

Banca Examinadora

WALDIR FERREIRA DE ABREU
DOCENTE - COLABORADOR
Sim
Nome Categoria
DAMIAO BEZERRA OLIVEIRA Docente - COLABORADOR
DALVA VALENTE GUIMARAES GUTIERRES Participante Externo
JOSE ANCHIETA DE OLIVEIRA BENTES Participante Externo
WALDIR FERREIRA DE ABREU Docente - COLABORADOR

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.0
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer