Por meio da construção de conhecimentos químicos é possível compreender alguns
conceitos importantes sobre a natureza da matéria, conhecendo suas propriedades
a partir da estrutura atômica, além das diversas possibilidades de transformação da
mesma. Muito do que se aprende em Química não pode ser visto
macroscopicamente, e este fato se torna um dos pontos de dificuldade para o
ensino e a aprendizagem desta ciência. Falar do átomo, de sua estrutura ou de seu
comportamento frente a outros átomos, sem que se possa representá-lo de forma
concreta, requer por parte do aluno um grande esforço para a formação dos
conceitos. Nesse sentido, instrumentos auxiliares dos processos de ensino e
aprendizagem, tais como réplicas de modelo atômico, analogias, experimentos e
outras iniciativas metodológicas, têm sido utilizadas com o intuito de favorecer a
prática educacional. O movimento de instrumentalizar o processo de ensinoaprendizagem
pode ser bem explorado se faz uma ponte entre as ações de
transposição didática e o uso de elementos presentes no momento social, histórico
e cultural vivido pelo aluno. Nesse sentido, a escolha de cosméticos como temática
central para o estudo de conceitos químicos parece oportuna, já que a preocupação
com a beleza, os cuidados com a higiene pessoal e o crescente posicionamento do
Brasil nesse cenário de produção e consumo de produtos cosméticos configuram
um indicador de que tais produtos já fazem parte do cotidiano de professores e
alunos, e que ainda estão presentes no contexto socioeconômico atual. Sob esse
olhar, elaboramos como produto educacional um caderno de apoio ao professor
contendo atividades para o ensino dos conceitos químicos de polaridade e
solubilidade a partir da temática cosméticos. Este produto será destinado a apoiar o
professor de Química do Ensino Médio, fase esta em que tais conceitos são
ensinados e ainda estão interligados a outros conceitos químicos dentre os quais
podemos destacar interação Química, reações Químicas e conceito de soluções e
misturas. Os conceitos de polaridade e solubilidade serão abordados dentro do
contexto da temática cosméticos, através da proposição de dramatização,
problematização, experimentos e oficinas. Com estas atividades esperamos poder
auxiliar o professor a oportunizar uma aproximação dos alunos com os conceitos
científicos de forma dinâmica, porém, sem descaracterizar os conceitos químicos.
Ao criarmos a relação entre alguns conceitos e elementos do cotidiano dos alunos,
pretendemos que esta seja uma ação de mediação da qual o professor poderá
lançar mão em sua prática educativa, ação esta que requer constantes movimentos
de transposição didática no intuito de auxiliar o aluno a internalizar os conceitos
ensinados.