As disciplinas de AP (Algoritmos e Programação) fazem parte dos currículos de
diversos cursos de graduação, não somente da área de Computação, como também
de Engenharias e Ciências Exatas. O ensino de fundamentos comumente utilizados
em programação, como os algoritmos ou o uso de estratégias para resolver
problemas, pode ampliar as possibilidades dos estudantes desenvolverem seu
pensamento abstrato e seu raciocínio lógico-matemático. Porém, estudantes têm
encontrado desafios na aprendizagem de tais conteúdos, e que podem estar
relacionados a índices de reprovação e de evasão. Diversos fatores podem estar
associados a estas dificuldades, mas destacam-se, como foco deste trabalho, o
pensamento abstrato e raciocínio lógico-matemático. Com o objetivo de apoiar as
disciplinas presenciais dos cursos de graduação do Centro de Ciências
Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina, este trabalho apresenta
o processo de criação de um minicurso online no ambiente AdapWeb®, a partir de
conceitos de DI (Design Instrucional) seguindo o modelo ADDIE (Analysis, Design,
Development, Implementation, Evaluation – Análise, Design, Desenvolvimento,
Implementação e Avaliação). O produto educacional deste trabalho é, portanto, o
Minicurso de Algoritmos e Programação, denominado MAP, desenvolvido no
AdaptWeb (Ambiente de Ensino-Aprendizagem Adaptativo na Web), mas que pode
ser referência para futuras melhorias, adaptações ou ampliações. Foram elaborados
mais de 200 objetos de aprendizagem, dentre conceitos, exemplos e exercícios,
distribuídos em 11 tópicos, relacionados aos temas considerados fundamentais para
a aprendizagem de AP. O AdaptWeb®, permite ao estudante rever tópicos,
acessando-os de modo online, na hora e local mais conveniente, de forma
sequencial ou livre, no seu próprio ritmo de aprendizagem. Para a aplicação prática
desta dissertação, disponibilizou-se o minicurso durante parte de um semestre letivo
da universidade, de forma optativa, aos estudantes que cursavam as disciplinas
relacionadas a AP naquele período. Como resultado, observou-se uma importante
colaboração por parte dos professores, o que incentivou o grande número de
participantes: dos 139 inscritos inicialmente, 61 concluíram o minicurso. Na opinião
dos estudantes, avaliada por um questionário de satisfação utilizando escala de
Likert, o desenvolvimento desta proposta foi capaz de auxiliar estudantes com
dificuldades iniciais de aprendizado de AP, por meio de recursos e métodos que
aumentassem a sua satisfação ao cursar as disciplinas presenciais.