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UNIVERSIDADE PAULISTA
COMUNICAÇÃO (33063010004P6)
Educação Presencial
As mídias sociais digitais e as práticas de sustentabilidade na moda: do it yourself e upcyling no site ps, i made e no aplicativo snapguide
MONAYNA GONCALVES PINHEIRO
DISSERTAÇÃO
21/06/2017

A indústria têxtil é uma das indústrias mais poluentes no mundo. A confecção de seus produtos tem um alto impacto ambiental e social. A moda sempre se apresentou guiada por tendências: seja em cores, nos tecidos, formas, estampas e até atitudes, modos e estilo de vida. Todas as tendências têm uma vida útil muito curta e se renovam a cada coleção, impondo o padrão da obsolescência programada, na qual o produto de moda acaba sendo descartado de maneira prematura. O sistema do “fastfashion” (moda rápida), adotado principalmente pelos grandes magazines, disponibiliza roupas seguindo as tendências de moda, com um valor cada vez mais acessível, produzidas de maneira mais rápida e em quantidade cada vez maior. Diante desse quadro, abranger a questão da sustentabilidade na moda é um grande desafio. Esta dissertação tem por objetivo discutir como as redes sociais podem auxiliar na prática de atitudes sustentáveis na moda como a customização e personalização das peças por meio da divulgação de tutoriais ao estilo “faça-você-mesmo”(DIY), utilizando site Ps: I made this, de Erica Mendes e a rede social digital SnapGuide para divulgar e fomentar estas práticas. Trata-se de uma pesquisa que utiliza a estratégia de estudo e monitoramento de casos presentes nesta rede.

DIY;Faça-você-mesmo;Upcycling;Moda;Redes Sociais Digitais
The textile industry is one of the most polluting industries in the world. Its cost is one of the most polluting in the world, and its products have a high environmental impact. So fashion has always been guided by trends: in color, in fabrics, in patterns, and even attitudes, manners and lifestyle. All trends have a very short shelf life and are renewed with each collection, imposing the pattern of programmed obsolescence, in which the fashion product ends up being discarded prematurely. The "fastfashion" system, adopted mainly by large magazines, provides clothes following fashion trends, with an increasingly accessible value, produced more quickly and in increasing quantity. Faced with this, addressing the issue of sustainability in fashion is a great challenge. This dissertation aims to discuss how social networks can assist in the practice of sustainable attitudes in fashion as the customization and personalization of the pieces through the dissemination of do-it-yourself (DIY) tutorials using Ps: I made This by Erica Mendes and the digital social network SnapGuide to publicize and foster these practices. It is a research that uses the strategy of study and monitoring of cas-es present in this network.
DIY;Do it yourself;Upcycling;Fashion;Digital Social Networks
01
93
PORTUGUES
UNIVERSIDADE PAULISTA
O trabalho possui divulgação autorizada
MONAYNA PINHEIRO.pdf

Contexto

COMUNICAÇÃO E CULTURA MIDIÁTICA
CONFIGURAÇÃO DE LINGUAGENS E PRODUTOS AUDIOVISUAIS NA CULTURA MIDIÁTICA.
CHANCHADAS E FORMAS VISUAIS DA MODERNIDADE NO BRASIL

Banca Examinadora

SOLANGE WAJNMAN
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JORGE MIKLOS Docente - PERMANENTE
SUZANA HELENA DE AVELAR GOMES Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
ASSUPERO ENSINO SUPERIOR LTDA - Bolsa de Mestrado 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.13
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