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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
ENFERMAGEM (22001018021P0)
Educação Presencial
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA PAIS DE CRIANÇAS CARDIOPATAS
LUCIANA FARIAS BASTOS
DISSERTAÇÃO
31/07/2017

Objetivou-se a construção e avaliação de uma cartilha educativa para auxiliar os pais nos principais cuidados após a alta hospitalar, favorecendo a confiança através da educação. Trata-se de estudo metodológico de desenvolvimento e avaliação de Tecnologia Educacional, tendo como base o referencial de Echer (2005) para sua costrução. A coleta foi realizada em um hospital terciário da rede pública especializado em doenças cardíacas e pulmonares, entre junho e dezembro de 2016. O estudo constou de cinco etapas: Revisão Integrativa da Literatura, Grupo Focal com pais e responsáveis, Entrevista com profissionais do serviço, Elaboração da Cartilha Educativa e Validação do conteúdo com especialistas. Foram utilizados dois instrumentos para validação por especialistas, onde nove julgaram conteúdo e quatro a aparência. Os dados da escala de Likert foram analisados em proporções, utilizando o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e o coeficiente SAM para concordância dos especialistas, onde aceitou-se um percentual para validação de 80%. O Índice de Correlação Interclasse foi utilizado para comparação dos instrumentos, adotando nível de significância de 5%. A revisão integrativa reuniu e sintetizou 16 publicações que tiveram seu conteúdo como base para a confecção do novo material. Os temas que surgiram na literatura diziam respeito a cuidados com foco na qualidade de vida da criança após a alta, estratégias para envolvimento da tríade família-profissionais-criança, adaptação da família à nova condição e o impacto social da doença. Os pontos levantados pelos cuidadores através do grupo focal deram origem a categorias: esclarecimento quanto ao tipo de cardiopatia e sua etiologia, utilização de uma linguagem acessível, humanização no atendimento, esclarecimento quanto aos cuidados diários com o filho após a cirurgia, preocupações quanto à realização de atividades físicas, relacionamento com outras crianças e o reconhecimento de sinais de complicações. Através da entrevista semiestruturada com profissionais foram identificados pontos de importância, onde os mesmos relataram: os pais devem entender a condição de seu filho e participar de seu acompanhamento, dando continuidade aos cuidados em domicílio; as tecnologias voltadas para esse público devem ser objetivas, lúdicas e de fácil entendimento; os pais devem ser sensibilizados para traduzir o estado da criança; os profissionais devem ser mais humanizados, e a figura do hospital deve ser desmitificada; cuidados com medicamentos, higiene, sinais de infecção e complicações devem ser sinalizados e a família deve ser preparada para a alta. Ao final, a cartilha totalizou 34 páginas, sendo validada por nove juízes de conteúdo e quatro técnicos. Obteve um IVC total de 0,93 e ICC de 0,95 na avaliação de conteúdo e um menor escore SAM de 76% e ICC de 0,94 na avaliação de aparência, onde podemos concluir que os juízes consideraram o material como um todo adequado como instrumento de orientação aos pais de crianças com cardiopatia. A cartilha foi considerada didática, instrutiva e importante meio de informação e elo entre família e profissionais de saúde.

Saúde da Criança;Cardiologia Pediátrica;Tecnologia educacional;Educação em Saúde;Enfermagem.
The objective was the construction and evaluation of an educational booklet to help parents in the main care after hospital discharge, favoring trust through education. It is a methodological study for the development and evaluation of Educational Technology, based on Echer's (2005) reference for its construction. The study was carried out in a tertiary hospital of the public network specialized in cardiac and pulmonary diseases between June and December 2016. The study consisted of five stages: Integrative Literature Review, Focal Group with parents and caregivers, Interview with professionals of the service, Elaboration of the Educational Booklet and Validation of content with specialists. Two instruments were used for validation by specialists, where nine judged content and four judged the appearance. The Likert scale data were analyzed in proportions, using the Content Validity Index (IVC) and the SAM coefficient for expert agreement, where a percentage for validation of 80% was accepted. The Interclass Correlation Index was used to compare the instruments, adopting a significance level of 5%. The integrative review gathered and synthesized 16 publications that had their content as the basis for the making of the new material. The themes that emerged in the literature related to care focused on the quality of life of the child after discharge, strategies for involving the family-professional-child triad, adaptation of the family to the new condition and the social impact of the disease. The points raised by the caregivers through the focus group gave rise to categories: clarification regarding the type of heart disease and its etiology, use of an accessible language, humanization in care, clarification regarding daily care with the child after surgery, concerns about the achievement Physical activities, relationships with other children and recognition of signs of complications. Through the semi-structured interview with professionals, important points were identified, where they reported: parents should understand the condition of their child and participate in their follow-up, giving continuity to home care; The technologies aimed at this audience must be objective, playful and easy to understand; Parents should be sensitized to translate the child's condition; Professionals should be more humanized, and the hospital figure should be demystified; Medication care, hygiene, signs of infection and complications should be flagged and the family should be prepared for discharge. In the end, the booklet totaled 34 pages, being validated by nine judges of content and four technicians. He obtained a total IVC of 0.93 and ICC of 0.95 in the content evaluation and a lower SAM score of 76% and ICC of 0.94 in the evaluation of appearance, where we can conclude that the judges considered the material as an adequate whole As an instrument of orientation for the parents of children with heart disease. The booklet was considered didactic, instructive and important means of information and link between family and health professionals.
Child Health;Pediatric Cardiology;Educational technology;Health Education;Nursing
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
ENFERMAGEM NO PROCESSO DE CUIDAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE
INVESTIGAÇÃO DO CUIDADO DE ENFERMAGEM PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE

Banca Examinadora

CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOUCAS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
EMANUELLA SILVA JOVENTINO MELO Participante Externo
VIVIANE MARTINS DA SILVA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 21

Vínculo

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Não
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