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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
EDUCAÇÃO (40004015004P8)
PERFORMANCES EM JOGO: (DES)CONSTRUINDO EXPERIÊNCIAS EM GÊNERO, SEXUALIDADE E IDENTIDADES NA PRÁTICA COM O RPG
CASSIA CRISTINA FURLAN
TESE
22/11/2017

Este estudo está inserido no campo das teorizações culturais e feministas e tem como tarefa desconstruir e expor os processos de construção das identidades sexuais e de gênero, questionando a formação docente. Ao refletirmos sobre o lugar do jogo como experiência, inclusive dentro do espaço escolar e de formação de futuros/as docentes, nesta tese, articulamos a noção de experiência com o jogo às vivências performáticas no RPG (Role-playing games ou jogo de interpretação de papéis), constituindo-se, nesse contexto, um objeto multifacetado, na medida em que focaliza tanto as questões do jogo em si quanto as performances que se constroem na experiência com o jogo. Assim, temos como objetivo desta pesquisa analisar como futuros/as educadores/as mobilizam conceitos, discursos e práticas acerca das questões de gênero e sexualidade performatizados na experiência com o RPG. Com essas discussões, propomos pensar acerca das potencialidades da experiência na formação docente, visando à reflexão sobre os temas gênero, sexualidade e suas interseccionalidades. Nesse arcabouço de discussões, esta tese faz uma interface entre Educação e Estudos Culturais, dialogando com leituras foucaultianas de poder, saber e subjetivação, teorizações feministas e empreendendo aproximações com a Teoria Queer, na medida em que ela nos aproxima das questões inerentes às performances. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e baseou-se na metodologia da pesquisa-ação-participativa. Para tanto, realizamos intervenções com dois grupos. O primeiro contou com 11 participantes do grupo PET/PEDAGOGIA/UEM, da cidade de Maringá-PR. No segundo grupo de intervenção, participaram 19 acadêmicas do curso de Pedagogia do último ano de faculdade particular da cidade de Cornélio Procópio-PR. Nas intervenções da pesquisa, ancoramo-nos na utilização do jogo Trilhas da Diversidade: Microrrevoluções (RPG), que ao longo do processo se construía a partir da versão anterior do jogo Trilhas da Diversidade. Os resultados obtidos evidenciaram a necessidade de problematizar a formação específica para o trato com as questões de gênero e sexualidade, afirmando a sua importância no contexto escolar. Deparamo-nos com diferentes modos de construções identitárias e possibilidades de interpretação nas vivências do jogo. O Trilhas da Diversidade: microrrevoluções (RPG) possibilitou a inserção do debate visando refletir sobre o lugar do jogo como experiência formativa. No âmbito da problematização, construiu-se como um instrumento de valorização das performances e experiências das acadêmicas, mobilizando diferentes modos de ser e estar encenados e experienciados na prática. Mais do que um instrumento de pesquisa, potencializou um movimento de alteridade e reconhecimento da diversidade, entendendo o lugar do/a outro/a nos diferentes espaços. A ação pode ser otimizada e potencializada, a fim de superar fragilidades, a partir da reflexão e da implementação de propostas formativas, como a possibilidade de que a experiência seja estimada nesse processo.

Gênero;Sexualidades;Formação Docente;Jogos e Brincadeiras;RPG.
This study is inserted in the field of cultural and feminist theorizations and has the goal of deconstructing and exposing the construction processes of sexual and gender identities, by questioning teacher education. By reflecting on the place of the game as an experience, including within the school environment and the training of prospective teachers, in this thesis we articulate the notion of experience with the game to the performance experiences in RPG (Role-playing games or papers). Thus, we aim to analyze and discuss how future educators mobilize concepts, discourses and practices about gender and sexuality issues performed in the RPG experience. Such discussions have the proposal to think about the potential of the experience in teacher education, searching for reflection on the gender and sexuality themes as well as their intersectionalities. By having such a framework of discussions, in this thesis, it is possible to make an interface between Education and Cultural Studies, dialoguing with Foucault’s readings concerning to power, knowledge and subjectivation, feminist theorizations and undertaking approximations with Queer Theory, since it brings us closer to the inherent issues of performance. It is a qualitative research (TRIVIÑOS, 1987) and it is based on the participatory action-research methodology (COSTA, 2007). Therefore, we performed interventions between two groups. The first group had 11 participants from the PET / PEDAGOGIA / UEM group, from the city of Maringá-PR. In the second intervention group, there were 19 academics from the Pedagogy course of the last year of private college in the city of Cornélio Procópio-PR. Along the research interventions, we were supported by the use of the Trails of Diversity game: Micro-revolution (RPG), which throughout the process was constructed from the previous version of the Trails of Diversity game (FURLAN, 2013). The obtained results evidenced the need to problematize specific training for dealing with gender and sexuality issues, affirming their importance in the school context. We have faced different ways of constructing identities and possibilities of interpretation in the experiences of the game. The Tracks of Diversity: micro-revolutions (RPG) have allowed the insertion of the debate aiming to reflect on the position of the game as a formative experience. In the scope of the problematization, it was constructed as an instrument of valorization of the performances and experiences of the academics, mobilizing different ways of being and being staged and experienced in the practice. More than a research instrument, it has potentiated a movement of alterity and recognition of diversity, understanding the position of the other within different environments. The action can be optimized and potentialized, in order to overcome weaknesses from the reflection and the implementation of formative proposals, such as the possibility that the experience is estimated in this process.
Gender;Sexualities;Teacher Training;Games and Jokes;RPG.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
2017 - Cassia Furlan.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO
ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Oficinas de capacitação: espaços para discussão de sexualidade e gênero

Banca Examinadora

ELIANE ROSE MAIO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
DANIELA AUAD Participante Externo
GEIVA CAROLINA CALSA Docente - PERMANENTE
TERESA KAZUKO TERUYA Docente - PERMANENTE
MARCIO RODRIGO VALE CAETANO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim
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