Esta dissertação apresenta uma pesquisa de mestrado em ensino ciências, matemática e tecnologias, cujo objetivo foi propor uma abordagem para o ensino de limites com base na Assimilação Solidária. A Pedagogia da Assimilação Solidária (AS) visa romper com o ensino tradicional de matemática, tornando a sala de aula um ambiente democrático. Por isso, a AS é desenvolvida, segundo Roberto Ribeiro Baldino (1994,1998), que é o seu precursor, alicerçada em um contrato de trabalho que apresenta todas as regras e formas de promoção do estudante por meio do seu trabalho colaborativo em sala. Esse contrato pode ser modificado, se assim a maioria dos participantes quiser. Consequentemente, é estruturada, em termos teóricos, na aprendizagem colaborativa, uma vez que desenvolve as atividades/conteúdos em grupos de trabalho que devem resolver os problemas que constam nas fichas de trabalho; e na Educação Matemática Crítica, principalmente na democratização da sala de aula (SKOVSMOSE, 2001). Nesse viés, o ensino de limites não é mais o único foco da aprendizagem, elencando-se a ele o desenvolvimento da autonomia e criticidade dos estudantes. Assim, a fim de analisarmos as possíveis influências desse cenário no estudo de limites, implementamos em uma turma de CDI I do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), uma proposta de ensino baseada nos princípios e objetivos da AS. Os dados coletados foram as fichas de trabalho dos grupos, utilizadas em cada uma das aulas desenvolvidas, o questionário de satisfação respondido pelos participantes, além das discussões que ocorreram em sala entre os estudantes e o professor-pesquisador. Desse modo, por meio de uma perspectiva qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), esses dados, encontrados por procedimentos da pesquisa participante (GIL, 2008), foram analisados com base na análise de conteúdo de Bardin (1997). Os resultados permitiram inferir que a AS possibilita aos estudantes a aprendizagem de limites de modo mais autônomo, tornando-os corresponsáveis, em conjunto com o professor, de todo o processo. Como resultado dessa análise, foi desenvolvido um produto educacional nomeado de “Guia Didático-Pedagógico para o Ensino de Limites por Meio da Assimilação Solidária”, composto pelo contrato de trabalho, fichas, avaliações e observações acerca da proposta, destinado ao professor que desejar implementar a AS em sala de aula.