• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA ABORDAR RELATIVIDADE ESPECIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM A METODOLOGIA DA INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS
DAVID GUIMARAES FREIRE JUNIOR
DISSERTAÇÃO
22/03/2018

Este trabalho trata da abordagem da Relatividade Especial (RE) na 1ª série do Ensino Médio (EM), na disciplina de Física, com a utilização da Instrução pelos Colegas (IpC). A abordagem da RE visa a consolidação de tópicos da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no ensino. A IpC é um dos métodos ativos que tem sido utilizado como alternativa pedagógica para a melhoria da qualidade de ensino de Física, entre outras disciplinas. Foi desenvolvida por Eric Mazur, na década de 1990, e propõe, entre outras coisas, estratégias que promovam a compreensão conceitual. A interação entre os pares faz com que os alunos deixem a forma passiva e sejam proativos na consolidação do seu conhecimento. O produto educacional utiliza recursos midiáticos, textos e aplicativos educacionais. A abordagem da RE no EM com a IpC resulta nesta Sequência Didática (SD) composta de oito temas distribuídos em oito aulas de 50 minutos. O público alvo são alunos da 1a série do EM e foi aplicada em três turmas do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, da cidade de Jequié - Bahia. As aulas foram planejadas com base na IpC fazendo as adaptações necessárias para o EM. Os planos de aulas sequenciadas bem como todas as atividades desenvolvidas estão no apêndice deste trabalho. A proposta aqui desenvolvida pode servir de referência para outros professores.

Ensino de Física;Relatividade Restrita;Método Instrução pelos Colegas
This work deals with a Special Relativity (SR) approach to be teached in Physics discipline of the 1st year of High School (HS) with the use of Peer Instruction (PI). The SR approach aims to consolidate the Modern and Contemporary Physics (FMC) topics in the HS. PI is one of the active methods that has been used as a pedagogical alternative to improve the quality of Physics teaching, as also other disciplines. PI was developed by Eric Mazur in the 1990’s and proposes strategies to promote conceptual understanding. PI came to turn passive students into proactive ones in order that they are responsible in consolidating their own knowledge. The educational product (EP) developed here uses media resources, texts and educational app’s. The SR approach in HS using the PI is the aim of this Didactic Sequence (SD). It is composed of eight subjects distributed in eight 50-minute classes. The target audience were students of the first year of the HS. The EP lessons were teached to 3 classes of the Luis Eduardo Magalhães Model School at Jequié city, Bahia. The lessons were planned based on PI and making the necessary adaptations for HS. The lesson’s plans as well as all other activities developed are in the appendix of this work. This proposal may serve as a reference for other teachers.
Physics Teaching;Special Relativity;Peer Instruction
0
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação David - final.1.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

ZOLACIR TRINDADE DE OLIVEIRA JUNIOR
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
TERSIO GUILHERME DE SOUZA CRUZ Docente - PERMANENTE
MAXWELL ROGER DA PURIFICACAO SIQUEIRA Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
CAPES - CENTRO ANHANGUERA DE PROMOCAO E EDUCACAO SOCIAL - Auxílio financeiro 24

Vínculo

-
-
-
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer