• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA USANDO DISPOSITIVOS MÓVEIS
FRANCISCO MILTON COLARES BRASIL
DISSERTAÇÃO
26/03/2017

Neste trabalho descrevemos experimentos físicos executados em sala de aula utilizando smartphones ou tablets como instrumentos de medição, armazenamento e exposição de dados em tempo real, que serão utilizados pelos estudantes para comprovar as afirmações apresentadas pelo professor no desenvolvimento das aulas expositivas. Para a realização dos experimentos utilizamos aplicativos disponibilizados gratuitamente nas lojas virtuais que farão as leituras das grandezas físicas envolvidas no experimento, em particular, a aceleração e o ângulo de inclinação de um plano. Os experimentos foram realizados em aulas de Cinemática e Dinâmica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá, nas turmas de 1° e 2°anos do Ensino Médio. A facilidade de utilização dos aplicativos e a disseminação destes dispositivos móveis na comunidade estudantil, mesmo na rede pública, formaram o principal argumento para a realização deste trabalho. De outro modo, também pensamos em valorizar um aparelho que, desde o seu aparecimento, só transtornos e aborrecimentos, em muitos casos, têm trazido para a comunidade docente e o corpo técnico das escolas. Dessa forma, iremos aliar a realidade diária do estudante com a execução de experimentos físicos na tentativa de motivá-lo, tornando a aula lúdica, porém eficiente no campo da aprendizagem significativa.

Ensino de Física;Mecânica;Smart fones
TradutorDesativar tradução instantânea Neste trabalho descrevemos experimentos físicos executados em sala de aula utilizando smartphones ou tablets como instrumentos de medição, armazenamento e exposição de dados em tempo real, que serão utilizados pelos estudantes para comprovar as afirmações apresentadas pelo professor no desenvolvimento das aulas expositivas. Para a realização dos experimentos utilizamos aplicativos disponibilizados gratuitamente nas lojas virtuais que farão as leituras das grandezas físicas envolvidas no experimento, em particular, a aceleração e o ângulo de inclinação de um plano. Os experimentos foram realizados em aulas de Cinemática e Dinâmica no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Campus Quixadá, nas turmas de 1° e 2°anos do Ensino Médio. A facilidade de utilização dos aplicativos e a disseminação destes dispositivos móveis na comunidade estudantil, mesmo na rede pública, formaram o principal argumento para a realização deste trabalho. De outro modo, também pensamos em valorizar um aparelho que, desde o seu aparecimento, só transtornos e aborrecimentos, em muitos casos, têm trazido para a comunidade docente e o corpo técnico das escolas. Dessa forma, iremos aliar a realidade diária do estudante com a execução de experimentos físicos na tentativa de motivá-lo, tornando a aula lúdica, porém eficiente no campo da aprendizagem significativa. 1380/5000 In this paper we describe physical experiments performed in the classroom using smartphones or tablets as measuring, storing and displaying instruments in real time, which will be used by the students to prove the statements presented by the teacher in the development of the lectures. For the realization of the experiments we use free applications in the virtual stores that will make the readings of the physical quantities involved in the experiment, in particular acceleration and angle of inclination of a plane. The experiments were carried out in Kinematics classes and Dynamics at the Federal Institute of Education Science and Technology of Ceará (IFCE), Campus Quixadá, in the classes of 1st and 2nd year of high school. Ease of use of applications and the dissemination of these mobile devices in the student community, even in the public network, formed the main argument for this work. Otherwise, we think of valuing a device that, since its appearance, only disorders and in many cases, have brought to the teaching community and schools. In this way, we will ally the daily reality of the student with the execution of physical experiments in an attempt to motivate him, making the class playful but efficient in field of meaningful learning.
Physics teaching;Mechanics;Smart phones
1
126
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
O trabalho possui divulgação autorizada
DISSERTAÇÃO MILTON COLARES.pdf

Contexto

ENSINO DE FISICA
-
-

Banca Examinadora

ALEXANDRE GONCALVES PINHEIRO
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
CELIO RODRIGUES MUNIZ Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 24

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer