• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Ensino da quantização da energia em nível médio baseado em experimentos didáticos com luminescência
THALISSON ANDRADE MIRABEAU
DISSERTAÇÃO
25/08/2016

Apesar de sua construção se datar do início do século XX, a Física Moderna e Contemporânea, nesses mais de cem anos em que vem sendo concebida ainda não atingiu efetivamente as escolas de ensino fundamental e médio no Brasil. Os motivos e eventuais implicações dessa não abordagem desses conhecimentos nas escolas brasileiras foram discutidos durante as disciplinas cursadas nesse mestrado e despertaram o desafio de construir um trabalho que contemplasse esse déficit. Desta forma, o presente trabalho consiste na elaboração e aplicação de um produto educacional na forma de uma Sequência Didática (SD), fundamentada como uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa, respaldada pela Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira com o objetivo de introduzir o princípio da quantização da energia a partir da exploração do fenômeno da luminescência em experiências envolvendo a interação da radiação Ultravioleta (UV) com a clorofila, bem como da quimioluminescência, a partir da reação do composto químico Luminol com o sangue humano. Os resultados mostraram que os alunos se motivaram em aprender os conceitos abordados e demonstraram grande interesse com as experiências realizadas, solicitando até que o professor trouxesse atividades como a desenvolvida de maneira rotineira para sala de aula.

Ensino de Física;Física Moderna e Contemporânea;Luminescência;Quantização;Aprendizagem Significativa Crítica
Although its construction date from the early twentieth century, Modern and Contemporary Physics in those over a hundred years that is still being designed not effectively reached the primary and secondary schools in Brazil. The reasons and possible implications of not addressing these knowledges in Brazilian schools were discussed during the courses taken in this Masters and roused the challenge of building a job that contemplate this deficit. Thus, the present work is the development and application of an educational product as a Didactic Sequence (SD), founded as a Teaching Unit Potentially Significant, supported by the Theory of Meaningful Learning Critical Marco Antonio Moreira with the aim of introducing the principle of energy quantization from the exploitation of luminescence phenomena in experiments involving the interaction of radiation Ultraviolet (UV) with chlorophyll, and the chemiluminescence from the reaction of the chemical Luminol with human blood. The results showed that the students were motivated to learn the concepts discussed and demonstrated great interest to the experiments conducted by requesting until the teacher bring activities like developed routinely for the classroom.
Physics Teaching;Modern and Contemporary Physics;Luminescence;quantization energy;Meaningful Learning Critical
Único
79
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

JUAN ALBERTO LEYVA CRUZ
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
JUAN ALBERTO LEYVA CRUZ Docente - PERMANENTE
MARCO ANTONIO SILVA TRINDADE Docente - PERMANENTE
RAINER KARL MADEJSKY Docente - PERMANENTE
ALVARO SANTOS ALVES Docente - PERMANENTE

Vínculo

CLT
Empresa Privada
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.7
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer