• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
O ENSINO DO MOVIMENTO OSCILATÓRIO A PARTIR DE SITUAÇÕES PROBLEMA ESTRUTURADAS ATRAVÉS DO SOFTWARE MODELLUS
ROSILENE MENESES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
04/05/2018

É extremamente comum que as aulas de Física sejam vistas pelos estudantes como monótonas, cansativas e sem conexão com o mundo real. Acreditamos que isso acontece em função do ensino da Física ser, em grande parte, restrito a estratégias de ensino baseadas apenas em aulas expositivas e resolução de problemas que enfatizam a utilização de equações através das quais os conteúdos são percebidos pelos estudantes como já terminados, distantes do seu cotidiano. Não há uma preocupação prévia em inserir os estudantes e as suas experiências no processo. Uma proposta de ensino que pretenda contribuir para a melhoria dessa realidade precisa estar atenta ao fato de que o estudante é parte integrante e viva no processo de construção do seu conhecimento e promover situações de ensino, em que ele participe, discuta, sugira e o professor atue como um mediador e não como um detentor do conhecimento. O nosso trabalho apresenta como objetivo investigar as contribuições da utilização do software de modelagem computacional Modellus como ferramenta computacional para construção de simulações interativas aplicadas no processo de ensino da Física através da aplicação de uma sequência didática investigativa sobre o Movimento Oscilatório. Na construção da nossa sequência procuramos nos apoiar no conceito de sequência didática como colocado por Zabala (1998), no conceito de atividades investigativas conforme proposto por Zômpero e Laburu (2011) e no conceito de situação advindo da Teoria dos Campos Conceituais de Gèrard Vergnaud. O processo foi organizado para acontecer em dez encontros a partir da apresentação de situações problema que os estudantes poderão solucionar interagindo com as atividades de simulação construídas para cada um desses encontros. Dessa forma, esperamos proporcionar ao estudante um processo de ensino da Física que desperte a sua curiosidade e o estimule a participar ativamente na construção do seu conhecimento.

Ensino de Física;Situações Problema;Software Modellus.
It is not uncommon that Physics classes are seen by students as dull, tiring and showing no connection with the real world. We believe that happens because teaching Physics has become a sequence of strategies based on expository classes and on the resolution of problems that emphasize equations through which the contents are perceived by students as already finished and far from their daily lives. Besides, most of the times, students and their experiences are not taken into consideration in the whole teaching process. Therefore, any professional who intends to promote a different teaching environment has to take into account that students are a vital part of their knowledge construction, and thus, they are supposed to participate, discuss and suggest during the classes. Teachers, on the other hand, should function as mediators, not as the only ones who have an amount of knowledge. In this way, the objective of our research paper is to investigate the contributions of the computational modeling software Modellus, a computational tool which allows interactive simulations that can be applied to the Physics teaching process in a didactic investigative sequence about the Oscillatory Movement. In order to achieve our aim, we take into consideration the concept of didactic sequence as developed by Zabala (1998), the concept of investigative activities as proposed by Zômpero and Laburu (2011) as well as Gèrard Vergnaud‟s concept of situation that comes from his Theory of Conceptual Fields. Our teaching plan consists in posing problem situations that will be solved by students by means of simulation activities throughout ten meetings. Doing so, we hope to engage students‟ curiosity towards Physics and to stimulate them to actively participate in their knowledge construction process.
Physics teaching;Problem situations;Modellus Software.
01
191
PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação Rosilene.pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
-

Banca Examinadora

ANA RAQUEL PEREIRA DE ATAIDE
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVONETE BATISTA DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
KATEMARI DIOGO DA ROSA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Nome Tipo da Produção Subtipo da Produção
O ENSINO DO MOVIMENTO OSCILATÓRIO A PARTIR DE SITUAÇÕES PROBLEMA ESTRUTURADAS ATRAVÉS DO SOFTWARE MODELLUS TÉCNICA DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DIDÁTICO E INSTRUCIONAL
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.86.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer