Nesta pesquisa, enfatizam-se os estudos relativos ao uso do texto literário no ensino de língua estrangeira, cuja importância se dá, principalmente, em função de seu uso na formação leitora. O objetivo geral constitui em investigar as contribuições do texto literário no processo de formação leitora dos alunos de 1ª série do Ensino Médio em Língua Espanhola, a partir dos contos de Gabriel García Márquez. Como objetivos específicos, dividimos a nossa pesquisa em três eixos: verificar quais dificuldades de compreensão leitora são apresentadas em língua espanhola por parte de alunos da 1ª série do Ensino Médio; averiguar se os alunos que tiveram acesso ao trabalho de leitura com os textos literários apresentam melhores resultados em relação à sua formação leitora; e identificar as possíveis contribuições do texto literário em relação à compreensão leitora do aluno em língua espanhola. Para atingir este propósito, nossa pesquisa fundamenta-se nas concepções sobre a importância da leitura na aprendizagem de língua estrangeira, enfocando Aguiar e Bordine (1993), Cosson (2006), Flores et al (1999), Fillola (2007, 2008), como também as estratégias de leitura amparados em Solé (1998) e Kleiman (2004); sobre compreensão leitora em língua estrangeira, ancoramos em Iglesias (2005); Miguel, Pérez e Pardo (2012), Girotto e Souza (2010); sobre a importância da literatura na formação do leitor de Língua Estrangeira, dedicamo-nos aos estudos de Candido (1995), Cosson (2006,2014), Fillola (2004, 2007), Santoro (2007) e Jouve (2002); sobre o Texto Literário como material didático no ensino/aprendizagem de Língua Estrangeira, partimos das concepções de Fillola (2004, 2007, 2008), Jouini (2008), Paiva (2013). Para a consecução do nosso trabalho, partimos do método indutivo, seguido de uma pesquisa-ação, descritiva e de uma abordagem qualitativa. O contexto escolhido foi uma escola pública de Lajes/RN e contou com a participação dos alunos de 1ª série do Ensino Médio, desenvolvendo um trabalho sistemático de leitura, a partir dos contos de Gabriel García Márquez. No intuito de se alcançarem os objetivos, escolheu-se como instrumentos para coleta de dados o Questionário inicial de caracterização das dificuldades de compreensão leitora apontadas pelos alunos, o Pré-teste de leitura (ambos os instrumentos realizados anteriores à realização das atividades de leitura) e o Pós-teste de leitura (posterior à realização das atividades de leitura). Os resultados inerentes à nossa análise nos fizeram constatar que os alunos possuíam, antes do experimento, um desempenho leitor insatisfatório, isto é, desprovido de qualidade de interpretação e de estratégias de leitura. E, após o experimento (atividades de leitura) observamos uma significativa melhora no desempenho leitor dos participantes. De maneira geral, os resultados apontam que um trabalho sistemático de leitura através de textos da esfera literária (contos de Gabriel García Márquez) contribuiu ao desenvolvimento da compreensão leitora do aprendiz de LE, além de facilitar o ensino-aprendizagem da língua espanhola.