A presença marcante dos elementos tecnológicos, vivenciados em meio a um contexto de modernização fundamentada em um novo patamar de informações, vem inserindo-se de forma frequente nos ambientes escolares e exigindo dos sujeitos novas habilidades profissionais. Atualmente, a educação está inserida nesse novo cenário tecnológico em que diversas oportunidades de acesso ao conhecimento são oferecidas. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo buscou investigar sobre as crenças e as experiências de professores sobre as tecnologias digitais no ensino de língua portuguesa. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral investigar as crenças e as experiências de professores de língua portuguesa sobre as tecnologias digitais no contexto de ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, apresentando procedimentos de caráter descritivo. Constitui-se, ainda, como uma pesquisa colaborativa e tem como sujeitos colaboradores três professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas municipais. Os elementos que compõem o corpus são formados por dados decorrentes de materiais adquiridos através de questionários, com seis questões abertas para os professores, de observações em salas de aula, com notas de campo, de um momento interventivo, com professores e alunos, e uma entrevista. Para a discussão teórica os principais estudiosos que deram respaldo para esta dissertação foram: Almeida e Moran (2005), Araújo e Sonia (2012), Oliveira Filho (2015), Kenski (2012), Lera (2017), Masetto (2000), Brasil (2001), Castro e Carvalho (2012) e Souza, Pereira e Costa (2012), que discutem sobre as tecnologias no contexto educacional e sobre o ensino de língua portuguesa; Barcelos (2001; 2004), Barcelos e Abrahão (2006), Rottava e Santos (2004), Silva (2010) e Miccoli (2010) que tratam sobre as crenças e as experiências de professores no ensino. Diante da análise feita nessa pesquisa sobre o que pensam os professores de língua portuguesa, os relatos dos questionários, as observações feitas em salas de aulas, a intervenção e as entrevistas realizadas com os professores e alunos, concluímos que as crenças dos professores de língua portuguesa é que, de modo geral, as tecnologias são ferramentas relevantes para o ensino aprendizagem, mas que prevalece um grande desafio em lidar com esses recursos. Fazendo um contraponto entre o dizer e o fazer do professor comprovamos que, na maior parte das unidades de ensino, o que dificulta o trabalho com as tecnologias não é a ausência desses recursos, mas a falta de uma formação para esses profissionais, que melhor esclareça as condições de uso das tecnologias. Talvez por não apresentar familiaridade com os recursos tecnológicos é que muitos professores se mostram distanciados do trabalho com as tecnologias. Assim, tanto os professores quanto os alunos acreditam na relevância das tecnologias como uma estratégia pedagógica para o ensino, porém, na prática de sala de aula, esses recursos ainda não são utilizados com frequência, de modo especial, o uso do WhatsApp com uma finalidade educativa. Portanto, a utilização dessa ferramenta como um auxílio para o ensino e aprendizagem proporciona situações motivadoras nos ambientes escolares.