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Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
Ensino de Física - PROFIS (33283010001P5)
Educação Presencial
O ENSINO DE ONDULATÓRIA A PARTIR DA TEMÁTICA TERREMOTOS: A PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
FELIPE ALEXANDRE MEDEIROS SILVA
DISSERTAÇÃO
18/06/2018

As reformas educacionais no Brasil, pelo menos formalmente em documentos oficiais se iniciaram há pouco tempo, por volta de duas décadas, e pode custar pelo menos o mesmo tempo para que as transformações pretendidas sejam alcançadas em nível nacional. Os documentos governamentais convocam à prática de acordo com cada realidade educacional, haja vista que sua proposta busca o desenvolvimento crítico e criativo dos educandos, de forma que eles possam relacionar as várias áreas do saber para a promoção de uma educação de qualidade que visa não somente fins de prosseguimento na vida acadêmica, mas também na formação do indivíduo enquanto cidadão. Tais propostas funcionam conforme são colocadas em prática aliadas e adequadas a cada realidade educacional particular. Diante disto, o ensino de Física deve estar focado em competências que permitirão aos alunos perceber e lidar com os fenômenos naturais e tecnológicos presentes em seu cotidiano e para isto se faz necessário o domínio de alguns conceitos científicos. Visando um melhor entendimento sobre a construção dos conceitos, utilizou-se a Teoria de Campos Conceituais, de Gérard Vergnaud. A Pedagogia de Projetos foi utilizada no sentido de articular desenvolvimento desta proposta, pois a mesma partiu de uma demanda própria dos alunos interessados em estudar sismos, que então foram relacionados com o estudo de ondulatória. A estruturada deste trabalho será em seis capítulos, onde primeiro capítulo apresenta a introdução sobre o tema e proposta, o segundo capítulo contém o referencial teórico em ensino, o terceiro capítulo contém o referencial teórico em física. A metodologia e a proposta de produto educacional estão apresentadas no quarto capítulo. No quinto capítulo estão os resultados e discussão e no sexto as considerações finais.

Sismos;Ondas;Pedagogia de Projetos;Teoriade CamposConceituais.
The educational reforms in Brazil, at least formally in official documents, have recently begun, around two decades, and may cost at least the same time for the desired transformations to bereached at national level. Government documents call to practice according to each educational reality, seeing that their proposal seeks the critical and creative development of the students, so that they can relate the various areas of knowledge to the promotion of a Quality education that aims not only to pursue in academic life but also in the formation of the individual as a citizen. These proposals work according as what they are put into practice, allied and adapted to each particular educational reality. In view of this, the teaching of physics must be focused on skills that will allow students to perceive and deal with the natural and technological phenomena present in their daily lives and being for this is necessary the dominance of some scientific concepts. Aiming at a better understanding of the construction of concepts, it was used the theory of conceptual fields, by Gérard Vergnaud. The pedagogy of projects was used in order to articulate the development of this proposal, because it departed from a demand of the students interested in studying earthquakes, which were then related to the study of waves. The structure of this work will be in six chapters, where the first chapter presents the introduction on the topic and proposal, the second chapter contains the theoretical reference in teaching, the third chapter contains the theoretical reference in physics. The methodology and the proposed educational product are presented in the fourth chapter. In the fifth chapter are the results and discussion and in the sixth the final considerations.
Earthquakes;Waves;Pedagogy of Projects;Theory of Conceptual Fields.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
O trabalho possui divulgação autorizada
Dissertação - Versão Final (com correções).pdf

Contexto

ENSINO DE FÍSICA
FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Alternativas para o Ensino de Física na Educação Básica

Banca Examinadora

JOSE JAMILTON RODRIGUES DOS SANTOS
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
IVONETE BATISTA DOS SANTOS Docente - PERMANENTE
FRANCISCO GERALDO DA COSTA FILHO Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Mestrado Profissional em Física Para Professores da Educação Básica 23

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.
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